FCDL-CE inicia Jornada Integração 2024 por cidades da Regional Sertão Central

Com ações que envolvem inovações e atualizações presentes no mercado dinâmico do varejo, a Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE) deu início, no mês de abril, à 7ª edição da Jornada Integração. Realizada em parceria com as CDLs sediadas em 86 municípios do Estado, o projeto segue até novembro deste ano, promovendo atividades que visam desenvolver o comércio varejista do interior do Ceará. São elas: qualificação profissional e soluções de crédito.

A primeira Regional a receber o projeto é a Sertão Central, que abrange as cidades de Canindé, Santa Quitéria, Boa Viagem, Itatira, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Piquet Carneiro e Mombaça. A ação teve início no dia 1° de abril e segue até o dia 16 de maio, com workshop, rodada de negócios, cursos de qualificação profissional e encontro com os participantes para apresentação de resultados.

Freitas Cordeiro, presidente da FCDL-CE, ressalta a importância da Jornada Integração, que acontece desde 2016. “Somando as seis edições, projeto contou com 18.155 participantes nos cursos sequenciais, teve arrecadação de 20.095 kg de alimentos, que foram doados para 285 instituições, a partir da ação de solidariedade realizada em cada região do Ceará e 30.885 pessoas participaram do encerramento do projeto. Os resultados alcançados são positivos, o que evidencia a importância da atuação representativa do setor produtivo estadual”, pontua.

Qualificação Profissional

Nesta edição, os cursos qualificação profissional, conhecidos por Cursos Sequenciais, estão com horário estendido, tornando a qualificação ainda mais robusta e completa. Serão quatro horas de formação, realizadas no período noturno. Vendas, negociação, prospecção, renegociação, redes sociais, marketing e gestão são os temas das formações, que são destinadas a profissionais de vendas e atendimento.

As inscrições para as formações podem ser feitas na própria CDL. Na ocasião, os participantes dos cursos serão estimulados a realizar a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição filantrópica dos respectivos municípios.

Soluções de crédito

Já nesta ação, a FCDL-CE, em parceria com o Banco do Nordeste, disponibiliza crédito em atendimento direto com o órgão financeiro. É a Rodada de Negócios, que em 2023 prospectou 109 milhões para o comércio varejista do Ceará, além de renegociações de dívidas. E, nesta edição, conta com três etapas relacionadas à educação financeira, com intuito de preparar o empresário para uma gestão mais consciente no curto e longo prazo, evitando descontrole no caixa e prejuízos decorrentes do mau uso dos recursos.

A primeira etapa é voltada para a capacitação do empresário, a partir do desenvolvimento dos seus negócios. Trata-se do workshop “Finanças e Investimentos Empresariais”, com especialistas da área das finanças, que irá apresentar as possibilidades de investimento e gestão financeira dos recursos.

Depois de cinco dias úteis subsequentes ao workshop, acontece a segunda etapa, que consiste em uma verificação cadastral dos empresários, por meio do trabalho ativo de parceria entre a CDL e o gerente da agência responsável. Nesta ação, as empresas fazem um diagnóstico de sua situação frente ao Banco do Nordeste para as possibilidades de negociações. E a terceira e última etapa é justamente a realização do atendimento direto ao empresário, com oferta de produtos e serviços disponibilizados pelo BNB, como:  FNE MPE – financiamento às empresas, FNE Sol – financiamento energia solar, cartão BNB – crédito rotativo, renegociação de dívidas e aquisição do imóvel.

Encerramento das Ações

Ao final das ações desenvolvidas em cada regional, é realizado um evento de encerramento, com participação de todas as CDLs e parceiros das entidades. Na ocasião, são apresentados os resultados das atividades desenvolvidas, entrega de certificados e dos alimentos arrecadados, uma palestra e o sorteio da premiação às empresas que participaram das ações do projeto.

A Jornada da Integração 2024 é uma realização da Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE) e das CDLs das Regionais Metropolitana Central, Leste e Oeste; Norte e Norte Litoral; Sertão Central 1 e 2; Ibiapaba; Inhamuns; Jaguaribana, Cariri, Centro-Sul e Sertão Oeste.Tem o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e CDL de Fortaleza e parceria da Faculdade CDL e do SEBRAE Ceará.

AGENDA DA JORNADA INTEGRAÇÃO 2024

Regional Sertão Central 1 – 1º a 30 de abril

Regional Sertão Central 2 – 15 de abril a 16 de maio

Regional Jaguaribana – 29 de abril a 28 de maio

Regional Sertão Oeste – 13 de maio a 13 de junho

Regional Cariri – 27 de maio a 27 de junho

Regional Centro Sul – 17 de junho a 18 de julho

Regional Ibiapaba – 1° de julho a 1° de agosto

Regional Norte – 15 de julho a 14 de agosto

Regional Norte Litoral – 29 de julho a 29 de agosto

Inhamuns – 19 de agosto a 12 de setembro

Metropolitana Central – 7 a 31 de outubro

Metropolitana Leste – 14 de outubro a 13 de novembro

Metropolitana Oeste – 28 de outubro a 28 de novembro

SERVIÇO

Jornada Integração 2024 – Regional Sertão Central 1 – 1º de abril a 16 de maio. Informações e inscrições para associados das CDLs através do número (85) 99412.9058.

Fonte: DÉGAGÉ

7 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados