Festival ID:Rio 2024 chega em Niterói com jornada de capacitação em moda, maratona de desfiles e line-up gratuito de shows com grandes nomes da música

Criado, em 2021, para promover o empreendedorismo sustentável da cadeia produtiva da moda fluminense, o Festival ID:Rio chega à terceira edição movimentando diferentes polos do trade em três municípios fluminenses: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.

 

O evento reforça que, há décadas, o estado do Rio de Janeiro mantém-se como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários polos confeccionistas, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

 

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival propõe levar capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, tendo moda, economia criativa e sustentabilidade como pontos de partida. No último dia 1º de março, o Evento teve sua abertura  oficial em Petrópolis, com um dia de palestras do Enel Summit no Teatro Imperial. Em pauta, temas como a iniciativa “Mulheres do Sul Global”, case apresentado pela empreendedora social Emanuela Pinheiro; a palestra “Visual Merchandising”, com Grazielle Ferreira; e um painel de tendências de design, consumo e comportamento por Angélica Coelho no Inova Moda Digital by Senai Cetiqt.

 

No sábado (02/03), um desfile coletivo reuniu 26 marcas  da tradicional Rua Teresa e o público ainda contou com uma edição especial da feira gastronômica Deguste.

 

A presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), Denise Fiorini, ressalta que “todos os presentes nesta primeira edição do ID:Rio em Petrópolis puderam conferir um desfile fantástico, renovando a energia criativa que marca o polo confeccionista da Rua Teresa”.

Claudio e Helena Silveira são os organizadores do ID: Rio Festival 2024, que teve abertura no Teatro Imperial, em Petrópolis

Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: “É muito simbólico estar aqui na Rua Teresa, com um evento que aborda o desenvolvimento e o futuro. Foi aqui que, ainda nos anos 70, os primeiros empreendedores de moda, vindos das grandes fábricas têxteis, se estabeleceram para assumir suas pequenas confecções e malharias. Nosso foco foi bem claro: dar um novo start para o comércio local e para o trade da moda aqui em Petrópolis. Essa iniciativa só se tornou possível pelo conjunto de nossos apoiadores: a Enel Brasil, que nos apoia desde a primeira edição; o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, representada por Danielle Barros; o Prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo; a Secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon; a presidente da ARTE, Denise Fiorini; e aos responsáveis por este incrível Teatro Imperial, Sabrina Korgut e Paulo Lopez.”

“Petrópolis é uma referência histórica no mercado da moda fluminense pela produção têxtil e seus pólos de compras. Por isso, receber o ID:Rio Festival é parte de uma importante estratégia para o fortalecimento do setor em nossa cidade e para a disseminação dos conceitos de moda sustentável e economia criativa. Temas estes ligados à questão ambiental urgente que vivemos no mundo atual”, observa o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo.

Silvia Guedon, Secretária de Turismo de Petrópolis (Turispetro), pontuou: “Petrópolis tem uma referência histórica na moda fluminense. Se retrocedermos um pouco na história da Rua Teresa e entendermos sua importância inicial, receber esse evento é importante para o setor abrir portas para novos talentos, e uma oportunidade para criarmos novos espaços no segmento. O turismo de compras ocupa um importante espaço na economia de Petrópolis. Muito nos honra receber o ID Rio e temos certeza de que o desfile da Rua Teresa é um marco para este momento de renovação”.

Após o primeiro fim de semana em Petrópolis, o ID:Rio 2024 chega a Niteró, com palestras do Enel Summit, uma série de desfiles no Salão Principal do MAC, feira de microempreendedores de moda e design, e um line-up de shows gratuitos, via Sympla, reunindo grandes nomes como Fernanda Abreu, Duda Beat, DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido.

O evento chega a  Niterói no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ) e curadoria de Claudio Silveira, com insumos em parceria com a ONG Mulheres do Sul Global. Um show de Fernanda Abreu, encerra o primeiro dia, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Em paralelo, o público pode conferir a mini exposição “Fruto do Conde”, marca autoral fundada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebeca Faertes.

No sábado (09/03), o Enel Summit promove uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, um desfile coletivo reúne marcas do segmento de beachwear do polo confeccionista de Cabo Frio, protagonizado por representantes da Associação dos Lojistas da Rua dos Biquínis. No Salão Principal do MAC, o ID:Rio apresenta o desfile “Coleção Energia by Almir França”, 100% realizado a partir de técnicas de upcycling. Ainda no sábado, o evento conta com show de Duda Beat.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile colaborativo “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”, encerrando sua passagem pela cidade com show duplo de DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido. Na praça do MAC, além do Mercado Criativo de microempreendedores de todo o estado, o público encontra bares e restaurantes.

Já na capital carioca, na segunda-feira, 11/03, a programação abre o leque para inserir um outro importante segmento da economia criativa no estado: a gastronomia, com foco no empreendedorismo feminino, com um dia de workshops e abertura comandada pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. No mesmo dia, discutindo as potencialidades da sustentabilidade na gastronomia, o ID:Rio promove workshop duplo, reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (do perfil @musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa, com participação da subsecretária Claudia Viana , e suas histórias de desafio e superação.

O Festival ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

SERVIÇO

01 e 02/03 – Petrópolis

Teatro Imperial e Rua Teresa

08 a 10/03 – Niterói – Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem

11/03 – Rio de Janeiro – Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro

Instagram: @idriofestival

Programação online, através do Instagram @idriofestival

Convites gratuitos via Sympla.

2 COMMENTS

  1. Слоты и онлайн-игры в казино способны разнообразить жизнь человека. Важно только правильно выбрать площадку — она должна быстро и честно выплачивать выигрыши, надежно хранить персональные данные клиентов, предлагать большой ассортимент развлечений и интересную бонусную программу. Важную роль играют также наличие адаптированной мобильной версии и приложений. https://enic-kazakhstan.kz/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados