Confira as ações ambientais do 25° Festival Jazz & Blues

Anualmente o Festival Jazz & Blues traz a sustentabilidade em suas ações, convidando o público a conhecer e zelar pela exuberante biodiversidade que existe no Maciço de  Baturité, em Guaramiranga, cidade que abriga o evento. Para a 25ª edição, que acontecerá de 10 a 13 de fevereiro, uma série de atividades ambientais gratuitas está programada, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaramiranga. Esta programação conta com blitz ecológica, trilha, exposições, observação de pássaros e visita a parques ecológicos.

Distante cerca de 100 Km da capital Fortaleza, Guaramiranga está localizada em uma área preservada de Mata Atlântica, inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. Esta é a primeira Unidade de Conservação, sendo a mais extensa APA criada pelo Governo do Estado do Ceará.

No sábado, dia 10, a partir das 15h, uma Blitz Ecológica recepcionará os visitantes próximo ao pórtico de entrada da cidade, para despertar a conscientização ambiental sobre os cuidados com o meio ambiente. Haverá distribuição de mudas de plantas nativas, orientações para o descarte correto do lixo e informações sobre o festival ao som de muito jazz.

Plantio, trilha e observação de pássaros

Nesta edição, o Festival convida o público a contribuir com uma ação de reflorestamento da região serrana. Serão plantadas mil mudas nativas de ipê no Parque Estadual do Pico Alto, no Sítio Cocão, na zona rural de Guaramiranga, que é um dos principais pontos turísticos da região. O espaço é uma das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais do Maciço e a ideia é formar a Alameda de Ipês, que trará ainda mais beleza para o local. O plantio será realizado no sábado e no domingo, dias 10 e 11, das 9h às 11h30 e de 13h30 às 16h30.

Outro espaço que faz parte do UCs é o Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-suja. Nele, o visitante tem a oportunidade de conhecer tudo sobre o Periquito Cara-suja, que é  uma ave exclusivamente nordestina (endêmica) e atualmente é encontrada em apenas três pontos do Estado do Ceará. É possível acompanhar os filhotes de Periquito Cara-suja, direto das caixas-ninho, através de câmeras, ao vivo, e assistir ao cordel sobre o pássaro, realizado pelo Projeto Brigada da Natureza, da ONG Aquasis. Para quem gosta de observar pássaros na natureza, no REVIS acontecerá o Vem Passarinhar, no sábado e no domingo, de 6h às 8h e das 16h às 18h. É só chegar!

No sábado e no domingo, também no REVIS, serão realizadas Trilhas Ecológicas para o visitante conhecer mais sobre a biodiversidade da região. No sábado, será das 14h às 16h, e no domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Para participar, basta efetuar a inscrição no estande da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), que estará no hall do Teatro Municipal de Guaramiranga, inclusive com a presença da sua Ouvidoria, durante todos os dias do evento, das 14h às 22h.

Exposições

A programação contará ainda com duas exposições que estarão em cartaz na cidade. Na Praça Central de Guaramiranga, o público pode conferir no sábado e domingo, dias 10 e 11, das 10h às 17h, a mostra “Previna” com equipamentos para combater incêndios florestais, utilizados pelos brigadistas do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA). No Espaço Cultural Juarez  Barroso, que fica ao lado do Teatro Municipal de Guaramiranga, de sábado a terça-feira, 10 a 13, das 10h às 20h, estará a exposição “Animais Taxidermizados”, com animais que foram empalhados através de diversas técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível.

Com o intuito de  desenvolver as competências e as habilidades dos jovens, todas as ações ambientais contarão com integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O projeto visa estimular a participação de jovens em situação de vulnerabilidade social, em projetos sustentáveis, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

25ª edição do Festival Jazz & Blues

Esta edição do Festival Jazz & Blues é comemorativa de 25 anos. A abertura oficial será na noite de sexta-feira, dia 9, e nos quatro dias seguintes haverá shows e bate-papo com artistas para o público em geral, além de oficinas para alunos de música de Guaramiranga. Toda a programação é gratuita, mas para os shows das 21h, o bilhete deverá ser retirado na plataforma Sympla, a partir do dia 1° de fevereiro. Para cada show, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.

O 25º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com recursos do Mecenato Estadual e da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel. Agradecimento: Cegás. Patrocínio: Banco do Nordeste e Cagece. Apoio: Casa Pio, Asfalto Nordeste, SP Combustíveis e Mercadinhos São Luiz.

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues – 25 anos: De 10 a 13 de fevereiro de 2024, em Guaramiranga, Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito. Para o acesso aos shows, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. Para o show das 21h na Cidade Jazz & Blues: retirada de ingresso gratuito na plataforma Sympla a partir do dia 1° de fevereiro. Informações: producaojazzeblues@gmail.com.

Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].

AÇÕES AMBIENTAIS

Blitz Ecológica – Dia 10, a partir das 15h, próximo ao pórtico de entrada da cidade

Plantação de 1000 mudas de ipês – Dias 10 e 11, das 9h às 11h30 e de 13h30 às 16h30, no Parque Estadual do Pico Alto (Sítio Cocão, zona rural de Guaramiranga).

Trilha Ecológica – Dia 10, das 14h às 16h, e dia 11, das 10h às 12h e de 14h às 16h no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-suja (Sitio Batalha, S/N – zona rural de Guaramiranga). Inscrição gratuita no estande da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), no hall do Teatro Municipal de Guaramiranga (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro). Horário de funcionamento do Estande da SEMA: De 10 a 13, das 14h às 20h.

Vem Passarinhar – Dias 10 e 11, de 6h às 8h e das 16h às 18h, no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-suja (Sitio Batalha, S/N – zona rural de Guaramiranga).

Mostra Previna – Dias 10 e 11, das 10h às 17h, na Praça do Teatro Municipal de Guramiranga.

Exposição Animais Taxidermizados – De 10 a 13, das 10h às 20h, no Espaço Cultural Juarez  Barroso (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, ao lado do Teatro Municipal de Guaramiranga – Centro).

3 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados