Ruas de Fortaleza e Itapipoca são transformadas pelo programa LAB Cidades Criativas

Um corredor urbano de Itapipoca, sem uso pela população, passa por uma transformação. O local está sendo revitalizado como uma galeria a céu aberto com intervenção de arte urbana e mobiliários artísticos. Com nova vocação para as artes e o lazer, o espaço, que se chamará BECO CULTURAL, começou a ser modificado no dia 24 de novembro e a inauguração será no dia 15 de dezembro. Enquanto isso, em Fortaleza, a comunidade da Favela do Inferninho, no bairro Vila Velha, se prepara para a inauguração do BECO CÉU, que será no dia 28 de novembro, às 15h.

 

Laboratório Cidades Criativas

 

O Beco Cultural e o Beco Céu fazem parte de um projeto chamado Laboratório Cidades Criativas, um programa de design urbano e ocupação cultural que busca promover em espaços públicos ações de intervenção urbana, como pinturas, instalações de mobiliários urbanos, a partir da convocação de artistas e da participação popular.

 

O LAB Cidades Criativas usa as técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. As regenerações feitas pelo programa de design urbano valorizam as territorialidades, promovendo uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade.

 

O programa convida diversos artistas para dar novas cores aos espaços escolhidos, criando murais que trazem a população como protagonista, dando destaque às figuras ilustres de cada local. Além disso, os espaços revitalizados também contam com mobiliários interativos. As peças são obras de arte que servem de suporte para a comunidade.

 

No estado do Rio de Janeiro, o LAB Cidades Criativas atuou nas cidades de Macaé (Praça Washington Luiz. Inaugurada em 28 de junho de 2022), Rio das Ostras/Rocha Leão (Praça do Trem. Inaugurada em 29 de julho de 2022), Casimiro de Abreu (Praça Jadylson Marchon de Araújo. Inaugurada em 20 de abril de 2023.), Paraty (Avenida Roberto Silveira, 687. Praça Criativa inaugurada em 15 de junho de 2023) e Maricá (Praça dos Gaviões. Inaugurada em agosto de 2023).

 

Beco Céu em Fortaleza

 

O Beco Céu terá galeria de arte urbana a céu aberto, com mais de 750m² de painéis artísticos; mobiliários urbanos impressos em 3D feitos de plástico 100% reciclável; e será um espaço público integrado, somando mais de 300m² de espaço de convivência e de geração de atividades artísticas e esportivas, com mesas, bancos, quadra de basquete e bicicletário. Terá também cozinha comunitária, biblioteca, sala sustentável e sala das artes. A ideia é firmar o local como referência em cultura, inovação, educação e sustentabilidade.

 

Para entender melhor a realidade dos moradores do Beco Céu, foi realizado um diagnóstico técnico-social. Informações estruturais e sociodemográficas foram coletadas durante oficinas realizadas pelo LAURB, através do LAB Cidades Criativas, e ajudaram nossos profissionais a criarem um projeto que atenda as demandas da comunidade da Favela do Inferninho.

 

Em junho de 2023, o Festival Beco Céu apresentou o plano de regeneração urbana para a comunidade. Em uma exposição interativa, com TVs e óculos de realidade virtual, o LAB Cidades Criativas, LAURB e Instituto Pensando Bem mostraram para a comunidade imagens de como o Beco Céu vai ficar.

 

”O LAB Cidades Criativas é um programa de redesenho de espaços urbanos ociosos, que vem transformando algumas ruas, praças e espaços pelo Brasil. A gente fica feliz de fazer uma edição especial no Beco Céu”, afirma Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas, realizadora do LAB Cidades Criativas.

 

Beco Cultural em Itapipoca

 

No dia 24 de novembro um grupo de artistas cearenses começou a atuar no Beco Cultural em Itapipoca, iniciando a transformação do local. Será uma semana de arte urbana com a participação de Acidum Project – duo dos artistas Terezadequinta e Robézio Marques, Ramon Sales, Dhiovana Barroso, Miguel Naturê, Marta Brizero e o Duo Quimera – coletivo de arte urbana formado pelos artistas Lorinha Alves e Gabriel Mahatma.

 

Inauguração do CINE+ em Itapipoca

 

Em Itapipoca, a inauguração do Beco Cultural, no dia 15 de dezembro, coincidirá com a inauguração do CINE+, um espaço multiuso de cinema que atenderá a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas. A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação.

 

Quem faz

 

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização do Acidum Project, LAURB – Instituto de Urbanismo Ecossistêmico e Instituto Pensando Bem, em parceria com a Tinta Suvinil. Produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual de Cultura. Agradecimento Enel.

 

O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, através da Secretaria da Cultura e do Edital Viva Cinema, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.

 

Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

 

Sobre a Enel Distribuição Ceará

A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta

 

SERVIÇO

Inauguração do Beco Céu em Fortaleza

Data: 28 de novembro, às 15h

Endereço: Rua Pedro Sampaio, 1040, bairro Vila Velha

Instalação do Beco Cultural em Itapipoca

Data: Início no dia 24 de novembro e inauguração no dia 15 de dezembro de 2023

Endereço: Dom Aureliano Matos (ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa) – bairro Centro.

1 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados