CINE+ realiza Mostra Itinerante de Cinema em comunidades de Itapipoca

Moradores de distritos e bairros de Itapipoca têm uma programação divertida nessas férias. Até o dia 04 de agosto filmes voltados para todas as idades, em especial, as crianças, são exibidos na Mostra Itinerante de Cinema do CINE+, com acesso gratuito. Na terça-feira, 01 de agosto, a tela de cinema estará na Associação dos Moradores da Comunidade Violete, com sessão de filmes às 19h. Na quinta-feira,  dia 03, será em dois locais: às 15h na Comunidade Lagoa da Cruz e às 19h no CRAS da Comunidade Lagoa das Pedras dos Rodrigues. E na sexta-feira, 04/08, encerrando a programação, será às 9h30 no CRAS da Comunidade Ipu.

A Mostra Itinerante de Cinema do CINE+ em Itapipoca teve início no dia 17 de julho e já realizou sessões de filmes em mais de 20 locais do município, entre eles, o Instituto Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural) da Comunidade de Mangueira, o Naca (Centro de Convivência Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente), o Centro de Referência da Mulher (CRAM) da Comunidade de Picos e Cruzeiros, a Associação Comunitária do Imóvel Maceió (Ascima), a Comunidade Deserto, Distrito de Assunção, Horto do Cruzeiro e Comunidade Maranhão.

Os filmes são de caráter educativo e voltados especialmente para o público infantil. Entre eles, “L.A.P.A” (2007) dos diretores Cavi Borges e Emílio Domingos; “Vida de Balconista” (2009), de Cavi Borges e Pedro Di Monteiro; e “Sonho de Rui” (2019), de Cavi Borges e Ulisses Mattos. Após cada sessão acontece um bate-papo sobre os filmes com os moradores da comunidade.

A Mostra faz parte de uma ação do Plano Estratégico de Exibição Audiovisual da Rede CINE+, realizado pelo Instituto BR e Quitanda Soluções Criativas, em parceria com a Secretaria da Cultura de Itapipoca, com o intuito de promover o acesso à cultura e a formação humanística e educacional através do audiovisual.

Complexo da Rede CINE+

Ação coletiva e participativa de formação de plateia, a itinerância da mostra nas comunidades e nos bairros tem o objetivo de preparar os espectadores para a programação audiovisual que acontecerá no Complexo da Rede CINE+, com inauguração prevista para outubro deste ano. Será a primeira sala pública multiuso de cinema da cidade. “Reconhecemos a importância do cinema como uma poderosa ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento crítico, criativo e socioemocional dos indivíduos”, diz Mardônio Barros, diretor do CINE+.

Com capacidade para 100 lugares, o Complexo CINE+ será um novo espaço de lazer e cultura para a cidade. A sala está sendo construída para garantir o acesso de todos, com rampas, piso podotátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.

Localizado na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade, o Complexo da Rede CINE+ em Itapipoca contará com uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Além de exibição cinematográfica, o novo equipamento cultural servirá para atender a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira.

O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult Ceará. Agradecimento: Enel.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas – Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Ceará – A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.

SERVIÇO

Mostra Itinerante de Cinema do CINE+ em Itapipoca – Dia 01/08, às 19h, na Associação dos Moradores da Comunidade Violete; dia 03/08, às 15h, na Comunidade Lagoa da Cruz e às 19h, no CRAS da Comunidade Lagoa das Pedras dos Rodrigues; e dia 04/08, às 9h30, no CRAS da Comunidade Ipu.

1 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados