Feira Fama 2023: evento de artesanato, gastronomia, moda e cultura movimenta Fortaleza

Evento gratuito reúne artesãos, desfiles de moda e diversas atividades culturais na Beira-Mar Fortaleza. A Feira Fama promete ser um sucesso com a participação de cerca de 70 mil visitantes e parcerias de destaque.

Fortaleza se prepara para receber a 20ª edição da Feira Fama 2023: “A Cultura do Ceará encontra-se na Beira-Mar”, um evento que promete reunir artesãos, micro e pequenos empresários e amantes da cultura e gastronomia em um só lugar. Com início marcado para a próxima quarta-feira, dia 19, o encontro se estende até o dia 23 de julho, das 17h às 22h, na Beira-Mar Fortaleza, no trecho compreendido entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante. A feira é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Com uma programação diversificada ligada ao empreendedorismo e à cultura, a Feira Fama garante encantar os visitantes com desfiles de moda; confecções masculinas, femininas, infantis e de moda praia; acessórios; artigos de decoração; agricultura familiar; apresentações culturais; aulas-show, capacitações, oficinas de gastronomia, crochê, artesanato e consultorias em planejamento, marketing digital, gestão financeira, gestão empresarial, inovação e tecnologia. Além de rodas de conversas, palestras e apresentações tradicionais como o maracatu, embolada, quadrilha e forró pé de serra.

Os destaques desta edição são o selo “Simplesmente Elas”, que na compra de qualquer produto sinalizado com esta marcação parte da verba será destinada para fortalecer o empreendedorismo das mulheres do semiárido; e o Projeto de iniciativa do SESC “Herança Nativa”, que traz a “Roda de Saberes: Artesanais e Feitios de Barro no Ceará – VI Encontro de Louceiras e Louceiros” com a participação das mestras de cultura tituladas pela Secultfor, Dona Tarina, do município de Cascavel, e Dona Branca, do munícipio de Ipu. Além do Espaço Senac, que proprocionará aos participantes o “Momento para Crescer” com aulas voltadas para o empreendedorismo; “Um Mundo de Oportunidades” com instruções de artesanato e maquiagem; e o espaço “Aula Show de Gastronomia” com receitas de pratos e sobremesas.

A expectativa é que cerca de 70 mil pessoas, entre turistas de férias e moradores de Fortaleza, prestigiem o evento. Será uma oportunidade única para apreciar e adquirir trabalhos artesanais de alta qualidade, além de participar de diversas atividades relacionadas à arte, moda, gastronomia e cultura.

A Feira Fama surgiu há mais de 32 anos, mas há 20 anos recebe este nome e engloba o artesanato, a moda e a gastronomia. Ao longo do tempo, o evento expandiu seu escopo e consolidou sua visão integradora com os diversos setores da economia cearense, como destaca a idealizadora da Feira, Dalvani Mota. “Essa diversidade de atividades e parcerias proporciona uma experiência enriquecedora para os participantes da Feira Fama, possibilitando a troca de conhecimentos, a exposição de produtos e a valorização das micro e pequenas empresas. A ideia nasceu da necessidade de estimular os artesãos, micro e pequenas empresas dos setores da indústria, comércio, serviços e agricultura familiar a explorarem novas formas de oferta, promovendo ações direcionadas à valorização dos produtos locais e destacando tanto o território quanto as pessoas que trabalham e vivem nele”.

Dalvani ainda afirma que “o evento é hoje um dos encontros mais importantes no fomento do comércio e da cultura local. As exposições destacam a promoção do empreendedorismo e enriquecimento do cenário artístico e cultural de Fortaleza. Durante os cinco dias, moradores locais e turistas poderão apreciar e comprar os produtos diretamente dos fabricantes”, ressalta a idealizadora.

Realizada pela Federação das Entidades de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (Femicro-Ce) e a pela Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Fortaleza e Região Metropolitana (Ampefort), a Feira Fama conta ainda com o apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento é patrocinado pelo Sesi e pelo Sistema Faec/Senar, com o apoio institucional da Facic, do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc, Comicro, Ceart, UniAteneu, Pride Casting, KL Model Management, Fera Fashion Models Ceará, Felipe Frorrentz Escola e Agência de Modelos, Gomes Avilla, Gato operário, Viúre Cosméticos e Feirinha da Beira-Mar.

Inscrições

As inscrições para as oficinas, consultorias e programação da Feira Fama 2023 podem ser feitas presencialmente no dia e local do evento.

SERVIÇO:

Feira Fama 2023: “A Cultura do Ceará encontra-se na Beira-Mar” (Feira de Artesanato, Moda e Gastronomia)
– Data: de 19 a 23/07/2023
– Horário: 17h às 22h
– Local: Beira Mar Fortaleza (no trecho compreendido entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante)
– Informações: (85) 98567-7448 / (85) 3513-7777 (Femicro-CE)
– Instagram do evento: instagram.com/feirafamaoficial

1.012 COMMENTS