
Websérie “Mucuripe – território de memórias” será lançada no cinema do dragão neste sábado (29)
Mucuripe, um dos bairros históricos de Fortaleza, imortalizado na música homônima de Fagner Belchior, retratado em filmes, fotografias, livros e estudos, novamente tem lentes e imagens voltadas para onde as velas saem para pescar. Agora parte de sua história e cotidiano atual são o mote da websérie Mucuripe – Território de Memórias. Antes de chegar às plataformas digitais, a websérie documental será lançada em sessão especial no dia 29 de abril, às 14h, na Sala 2 do Cinema do Dragão, do Centro Cultural Dragão do Mar. Após a exibição, acontecerá bate-papo com os realizadores Diêgo di Paula (pesquisador) e Juliana Tavares (diretora). A sessão terá acessibilidade em Libras. A entrada é gratuita e retirada de ingressos no local.
Em seguida, às 16h, haverá apresentação do Reisado Nossa Senhora da Saúde. O grupo originário da Região do Grande Mucuripe, iniciou em 2004, tendo o Mestre Marcos, o “Mateus”, como responsável pela condução do grupo. Anos depois, a Mestre Kátia Juliana, também iniciou na condução. O grupo possui um repertório vasto de apresentações pelo Brasil, tendo hoje cerca de 15 brincantes atuantes.
Mucuripe – Território de Memórias é uma obra audiovisual realizada pelo Acervo Mucuripe composta por três episódios: A Arte, A Pesca e A Educação Patrimonial. Esta é uma iniciativa relacionada à história, memória e museologia comunitária do recorte do Grande Mucuripe na cidade de Fortaleza (CE). A série tem direção da produtora cultural Juliana Tavares e pesquisa histórica por Diêgo di Paula, morador do bairro e idealizador do Acervo Mucuripe, que realiza pesquisa em torno da história e memória do local. O projeto também conta com a parceria na equipe de captação e edição de vídeo dos artistas Johnnathan Albano e Kiko Alves.
O lançamento compõe a programação de aniversário de 24 anos do Centro Cultural Dragão do Mar.