Estudos com pele de tilápia doada pela Bomar Pescados inovam pós-operatórios de cirurgias plásticas no Brasil

A pele de tilápia, um dos peixes de água doce mais criados e comercializados no Brasil e no mundo, tem sido uma importante aliada no pós-operatório de cirurgias plásticas, na ginecologia, na odontologia e até na medicina veterinária. Essa inovação é resultado de um longo trabalho de pesquisa realizado desde 2015 por entidades cearenses como o Instituto de Apoio ao Queimado, que cuida de vítimas de queimaduras gratuitamente, e o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC), em parceria com a Bomar Pescados, empresa cearense que fornece as peles de tilápia para a pesquisa.

Os estudos com a pele de tilápia partiram da observação dos pesquisadores de que o biomaterial poderia ser bastante benéfico para a cicatrização, pois tem uma concentração da proteína colágeno tipo 1 maior do que a da pele humana e o dobro da pele do porco, além de ser altamente resistente à tração e com bom grau de umidade.

Entre os casos em que o biomaterial tem sido usado está o pós-operatório de crianças com Síndrome de Apert. A doença é caracterizada pelo fechamento de algumas estruturas em todo o corpo, causando a união de dedos das mãos e pés, entre outros males. Após a cirurgia de separação dos membros ser realizada, a pele de tilápia ajuda na cicatrização mais rápida e na diminuição das dores pós-operatórias.

A pesquisa já beneficiou mais de 100 pacientes na ginecologia, em torno de 40 na odontologia, na Síndrome de Apert 11 crianças, e na veterinária, mais de 100 cães em tratamentos de lesão de córnea e de reconstrução de hérnia. Na busca por fornecedores da pele de tilápia, a Bomar Pescados foi a escolhida pela ótima genética do peixe, por seus cuidados no trato da manipulação, higienização tanto nas fazendas de criação quanto na indústria; e na precisa retirada da pele onde está o colágeno necessário para a cicatrização.

Para o diretor comercial da Bomar, Gentil Linhares Filho, é uma enorme satisfação contribuir para a pesquisa científica na área da saúde. Principalmente, neste caso, onde a originalidade da ideia e seu início, deve-se a pesquisadores cearenses, tendo repercussão em novas experiências e usabilidades mundialmente, sob Coordenação do NPDM/UFC.

17 COMMENTS

  1. hey there and thank you for your information – I have definitely picked up something new from right here.

    I did however expertise some technical issues using this website, as I
    experienced to reload the website a lot of times previous to
    I could get it to load properly. I had been wondering if your web
    hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will
    often affect your placement in google and can damage your quality
    score if advertising and marketing with Adwords. Well
    I am adding this RSS to my email and can look out for a lot more of your
    respective fascinating content. Make sure you update this again very soon..
    Lista escape roomów

  2. I absolutely love your site.. Great colors & theme. Did you make this amazing site yourself? Please reply back as I’m planning to create my own personal site and would like to learn where you got this from or exactly what the theme is named. Thanks!

  3. May I just say what a relief to discover someone that really understands what they are discussing online. You actually realize how to bring a problem to light and make it important. A lot more people ought to check this out and understand this side of the story. It’s surprising you’re not more popular because you most certainly have the gift.

  4. A fascinating discussion is definitely worth comment. I do think that you ought to publish more on this issue, it might not be a taboo subject but typically folks don’t discuss these topics. To the next! Cheers.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados