Casos de arboviroses, viroses e dermatites aumentam com chuvas; saiba quando procurar uma UPA

O período mais intenso de chuvas no Ceará, de janeiro a abril, acende um alerta quanto ao crescimento de casos de arboviroses – dengue, zika e chikungunya –, viroses e dermatites. Diante das semelhanças de alguns sintomas, é comum a população não saber onde buscar atendimento.

De acordo com a médica Patrícia Santana, diretora de Cuidado e Saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), as doenças mais recorrentes na quadra chuvosa são gastroenterite (conhecida como “virose da mosca“), gripes e resfriados; asma e rinite – devido à umidade do ar.

“A gastroenterite é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados. Em relação às arboviroses, o aumento dos casos é uma consequência do acúmulo de água em reservatórios desprotegidos, ambiente favorável para reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças”, explica Santana.

A médica orienta, portanto, a adotar medidas de prevenção como higienizar alimentos e mãos antes do consumo. Além disso, ela indica limpar e cobrir recipientes que possam concentrar água, manter lixeiras fechadas, preencher com areia vasos de plantas e telar ralos, por exemplo.

Posto de saúde ou UPA?
Febre, náuseas e dor abdominal são sintomas observados em diversas enfermidades. Postos de saúde recebem ocorrências mais leves. Se as manifestações forem mais intensas, a recomendação é procurar a UPA 24h mais próxima. É neste equipamento que o paciente poderá receber medicação injetável, se necessário.

“Dor abdominal intensa, vômitos, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e diminuição da quantidade de urina são indicativos de um estágio mais grave da doença. Nesses casos, é necessário se dirigir à UPA para um tratamento mais adequado”, diz Santana.

3 COMMENTS

  1. I am typically to blogging and i actually recognize your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your website and maintain checking for brand spanking new information.

  2. Hello, you used to write magnificent, but the last several posts have been kinda boringK I miss your great writings. Past few posts are just a little out of track! come on!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados