Caixa Cultural Fortaleza apresenta a Exposição Hiper-realismo no Brasil de Giovani Caramello

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 9 de julho e 15 de setembro, a exposição “Hiper-realismo no Brasil” de Giovani Caramelo. A mostra já passou pela CAIXA Cultural Curitiba, São Paulo e Recife, reunindo grande público de visitantes e chega à CAIXA Cultural Fortaleza com entrada franca. O projeto conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

 

Expressões humanas hiper-realistas em esculturas de resina, silicone e terracota são o ponto de partida deste trabalho produzido pelo jovem artista paulista Giovani Caramello.

 

O curador Icaro Ferraz Vidal fará uma visita guiada pelas 11 obras que reproduzem figuras humanas altamente expressivas e com riqueza de detalhes. Entre as peças, destacam-se a obra Nikutai, obra central da mostra, com impressionantes 2,5 metros de altura, e Segunda Chance, que parece viva e traz o busto de um idoso com marcas da idade esculpidas em silicone.

 

O curador acredita que esta exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte contemporânea brasileira. Para ele, a obra de Caramello desloca o hiper-realismo do lugar de espetáculo, cujo fim está na questão de como foi feito, e agrega a ideia de que nós próprios somos construções. “Ele nos apresenta, com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, uma série de imagens e personagens que nos fazem pensar nessa fragilidade do humano e da impermanência da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam criadas e produzidas por uma mão humana”, afirma o curador.

 

O artista Giovani Caramello:

 

Autodidata, iniciou sua carreira com modelagem 3D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando, então o interesse pelo realismo. Fez aulas de modelagem com o escultor Cícero D’Ávila, trabalhou como escultor comercial, e pouco tempo depois, começou sua obra autoral com o hiper-realismo.

 

É reconhecido internacionalmente pela expressividade em seus trabalhos e escolheu para a mostra peças que foram executadas em diferentes momentos de sua carreira. “São várias técnicas utilizadas: cerâmica, resina, as de silicone, que são as mais hiper- realistas, e de bronze, que é a minha nova fase, com uma escultura mais sóbria e monocromática”, explica o artista.

 

Serviço:

Exposição Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Período: Entre 9 de julho e 15 de setembro de 2024

Coquetel de abertura: 9 de julho de 2024, 19h.

Visitação: terça a sábado, 10h às 20h; domingos e feriados, 10h às 19h.

Classificação indicativa: 14 anos

Acesso gratuito

Acesso a pessoas com deficiência

Mais informações: (85) 3453-2770 / caixacultura.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados