Exposição no MCC celebra 30 anos de produção dos artistas cearenses Gerson Ipirajá e SIlvano Tomaz
Museu localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu da Cultura Cearense recebe, a partir desta quinta-feira (6), a exposição “Teimosia”, que celebra 30 anos de produção artística dos artistas cearenses Gerson Ipirajá e SIlvano Tomaz. Com curadoria de Kadma Marques, a exposição segue em cartaz até o dia 6 de abril e pode ser acessada diariamente, exceto entre os dias 3 e 5 de março, em virtude do Carnaval. As visitações podem ser feitas das 9h às 18h durante a semana e das 13h às 18h aos finais de semana, com última entrada sempre às 17h30.
Dedicada ao artista Zé Tarcísio, a exposição reúne um conjunto de obras produzidas a partir de 2021, com um olhar voltado para a importância do teimar, do insistir e do perseverar como devir da própria existência. A teimosia trabalhada na curadoria diz respeito não somente à ação de quem labuta sob difíceis condições, mas qualifica o próprio sujeito da ação: coloca no centro o artista teimoso que confia na validade da sua luta.
Os artistas compartilham uma trajetória marcada por diversas participações em mostras, salões, bienais, feiras e residências, além da atuação em comum na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Em diálogo, as obras selecionadas refletem acerca dos encontros e das amizades, que, no caso dos dois artistas, têm como ponto de partida a gravura como prática artística.
“Gerson Ipirajá traz, de um passado imemorial, entidades e ferramentas que se comunicam silenciosamente entre si e com o público. Na obra de Tomaz, no entanto, as marcas de um catolicismo nordestino são depuradas por meio de composições plásticas em que prevalece a livre associação de signos e símbolos”, explica a curadora Kadma Marques.
A exposição Teimosia é uma realização do Museu da Cultura Cearense, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secult Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, e da Exemplar – Gestão de Projetos, em parceria com Arte Plural Galeria, Museu Orgânico Sesc, Ateliê Casa de Zé Tarcísio, Balada In, Grupo Cidade de Comunicação e Studio 4.
Sobre os artistas
Gerson Ipirajá iniciou nas artes visuais em 1994, em Aracati, com orientação e incentivo de Zé Tarcísio. Transferiu-se para Fortaleza em 2000, onde passou a participar de cursos na área da gravura com importantes gravadores brasileiros, como Eduardo Eloy, Anna Letycia Quadros, Evandro Carlos Jardim, Rubem Campos Grilo e Maciej Babinski.
Participou de residência no ateliê de gravura do Museu de Arte Moderna da Bahia, sob a orientação de Gabriel Arcanjo, no Laboratório Oficina Guaianases de Gravura – UFPE, sob a orientação de mestre Hélio Soares, e no grupo de pesquisa em litografia na Escola Thomaz Pompeu Sobrinho, sob a orientação de Miriam Topolar. Hoje, é professor e coordena o grupo de artistas no ateliê de litografia da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, e também integra o Coletivo In-Grafika.
Silvano Tomaz é artista visual e mestre em Arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Bacharel em Artes Visuais e licenciado em Arte Educação pelo Centro Universitário Grande Fortaleza, também é especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade PLUS. Atualmente, é professor de Artes do Ensino Médio do Estado do Ceará.
Serviço
Abertura da Exposição “Teimosia”, de Gerson Ipirajá e SIlvano Tomaz
Curadoria de Kadma Marques
Data: 6 de fevereiro, quinta-feira
Horário: 18h
Em cartaz no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, até o dia 6 de abril de 2025.
Acesso gratuito, com visitações de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, sempre com último acesso até as 17h30.