5° Cine Miau tem início no dia 12 no MIS com exibição do longa-metragem cearense “Pequenos Guerreiros”, de Bárbara Cariry

A 5ª edição do CINE MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual acontece de 12 de agosto a 03 de setembro, com circulação da mostra de curtas nacionais e internacionais por Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Morada Nova e Sobral, com sessões abertas ao público, além de exibição exclusiva para estudantes de escolas públicas.  A abertura acontece no dia 12 de agosto, às 18h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza, com a exibição do longa-metragem cearense “Pequenos Guerreiros”, da cineasta Bárbara Cariry, que estará presente no evento com as atrizes Georgina de Castro e Lara Ferreira para apresentar o enredo do filme. Antes, o público será recepcionado pelo DJ Miau.

Com o intuito de proporcionar às crianças a primeira experiência no cinema e contribuir para a formação educativo-cultural das novas gerações, nesta edição, o evento conta com 19 curtas de realizadores de oito países (Brasil, Canadá, Uruguai, Holanda, Dinamarca, Grécia, Alemanha e China). São produções audiovisuais de caráter educativo, que abordam, de forma divertida, temas como cidadania, família, diversidade, sustentabilidade, entre outros que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo.

Segundo o curador e idealizador do Cine Miau, Osiel Gomes, no Brasil, existe uma Lei que inclui o cinema no currículo escolar. Porém, as escolas estão  longe de colocar em prática essa legislação. Por isso, é preciso criar meios para que o cinema seja um grande aliado da educação, visto que é possível aprender diferentes matérias pelo cinema e descobrir o cinema por meio dessas matérias. “As crianças hoje consomem cultura pelo celular. Eles acessam vídeos e games que buscam apenas por ‘likes’ ou seguidores. Precisamos oferecer outras experiências audiovisuais mais responsáveis”, completa Emídio Sanderson, produtor executivo do Cine Miau.

EXIBIÇÕES E DEBATES

Serão, ao todo, 60 sessões de cinema, sendo 13 em Fortaleza, 17 em São Gonçalo do Amarante, 11 em Morada Nova e 19 em Sobral. Desse total, a mostra promoverá 52 sessões exclusivas para alunos de escolas públicas e oito para o público em geral. A programação de exibição dos curtas-metragens está dividida em duas sessões: Sessão 01, que é destinada a crianças de 5 a 8 anos, e Sessão 02, para crianças de 9 a 12 anos.

O Cine Miau conta também com 10 debates em algumas escolas com a participação de profissionais do audiovisual. Além disso, nesta edição, tem estreia da gata Mia, amiga do DJ Miau, que juntos prometem animar as sessões de cinema em cada cidade. O 5º Cine Miau deverá alcançar um público de 12 mil pessoas. Toda a programação é gratuita!

EM FORTALEZA – Após abertura, realizada no dia 12, com sessão aberta ao público, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o Cine Miau segue com 12 sessões, pela manhã e tarde, às 9h e 14h30, exclusivas para estudantes de escolas públicas e projetos sociais em quatro espaços da capital: Cineteatro São Luiz (16/08), com libras e audiodescrição, no Cinema do Dragão do Mar (17/08), no Centro Cultural Bom Jardim (16 a 18/08) e no CEI Escola Infante Rosalina Rodrigues (18/08).

EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE – A programação segue de forma simultânea em São Gonçalo do Amarante, com exibições de 14 a 22 de agosto. Nas escolas, as sessões ocorrerão de segunda a sexta-feira. Serão 14 sessões realizadas às 8h30 e 14h, na EEF Maria do Socorro Gouveia e na Escola Professora Alba Herculano, que fica na Praia da Taíba. E haverá três sessões abertas ao público: no dia 18, às 18h30, na ASFAP – Associação das Famílias do Pecém; no dia 19, às 19h30, na Praça Matriz do Pecém; e no dia 20, às 18h, na Associação Comunitária dos Moradores do Assentamento Rural do Novo Tapuio.

EM MORADA NOVA – Do Litoral Oeste do Ceará, o Cine Miau segue para o Vale do Jaguaribe, para realizar onze sessões de 21 a 26 de agosto, em Morada Nova. De segunda a sexta-feira (21 a 25/08) haverá 10 exibições para estudantes de escolas públicas, às 8h30 e 14h, no Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas. Já a sessão aberta ao público acontecerá no dia 26, às 19h no Anfiteatro José Maria de Brito.

EM SOBRAL – A circulação do Cine Miau pelo interior do Ceará encerra na região Norte do Estado, em Sobral. No município haverá exibições do dia 28 de agosto a 03 de setembro. Para escolas públicas, serão 16 sessões realizadas de 28 de agosto a 1° de setembro, às 9h e 14h, no Theatro São João e no Multicine Cinemas, do Sobral Shopping.

A programação conta também com exibição de dois curtas-metragens de ficção produzidos por crianças de duas escolas públicas de Sobral, que participaram das Oficinas de Cinema ministrada pelos cineastas Janaína Marques e Pablo Arellano. São eles: “Fuga sem fim” que foi produzido por alunos do 5⁰ ano da Escola Ermírio de Morais e “O fim do mundo” dos alunos do 6⁰ ano da Escola Osmar Sá Ponte. Ambos os filmes estão disponíveis no canal da Invento Produções Culturais no Youtube.

No município, serão realizadas três sessões abertas ao público, a partir das 19h, na Comunidade Escola Antenor Naspolini (01/09), no Boulevard do Arco (02/09), e na Escola José Parente Prado (03/09).

DEBATES – Escolas públicas das quatro cidades receberão debates sobre os filmes exibidos durante a mostra, com a mediação de realizadores audiovisuais. Destinada aos alunos que assistiram aos filmes, a conversa abordará aspectos relacionados às narrativas, bem como personagens, estética,  técnica e outras questões relacionadas ao fazer audiovisual. Serão, ao todo, 10 debates.

CARBONO ZERO – A Mostra levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O projeto está calculando a sua emissão de gases de efeito estufa e a neutralizará com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

O Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadores Votorantim Cimentos, DSM, Democrata Calçados e Coopershoes. Parceria: BG Soluções Sociais, Museu da Imagem e do Som (MIS), Instituto Mirante, Instituto Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim, Cineteatro São Luiz, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), Governo do Estado do Ceará, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Morada Nova e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Produção: Invento Produções Culturais e D’grau Produções.

4 COMMENTS

  1. Instalación simple y descarga gratuita, no se requieren conocimientos técnicos y no se requiere raíz.Grabacion de llamadas, Grabacion de entorno, Ubicaciones GPS, Mensajes Whatsapp y Facebook, Mensajes SMS y muchas características mas.

  2. You can certainly see your expertise in the work you write. The world hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid to say how they believe. At all times follow your heart.

  3. I used to be more than happy to search out this web-site.I needed to thanks in your time for this wonderful read!! I definitely having fun with each little little bit of it and I’ve you bookmarked to take a look at new stuff you blog post.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados