No mês de junho, o mundo volta seu olhar para uma das realidades mais dolorosas e silenciadas da infância: a violência sofrida por crianças. O Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, é celebrado anualmente no dia 4 de junho e foi instituído pela ONU, é um lembrete sombrio de que milhares de menores — em especial aqueles que vivem em zonas de conflito — enfrentam diariamente horrores como assassinatos, mutilações, sequestros e abusos sexuais. Mas a brutalidade não se restringe aos cenários de guerra. Em países como o Brasil, ela se infiltra nas casas, muitas vezes perpetrada por quem deveria proteger.
De acordo com relatório das Nações Unidas, a violência sexual é a violação mais subnotificada em contextos de conflito, impactando meninos e, principalmente, meninas — que representam mais de 90% das vítimas. O estigma, o medo e a ausência de mecanismos de proteção legal contribuem para o silêncio em torno do tema. E o cenário piora: entre 2022 e 2023, houve um aumento de mais de 32% na negação de acesso humanitário a crianças, sobretudo em países como Afeganistão, Mianmar e Sudão.
No Brasil, o panorama também é alarmante. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 200 crianças são vítimas de violência todos os dias. O segundo relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil revela uma ocorrência a cada oito minutos, sendo que 80% dos casos com menores de até 14 anos ocorrem dentro de casa. Isso escancara uma verdade dolorosa: muitas vezes, o agressor não é um estranho, mas alguém próximo, até mesmo da família.
Mas como identificar sinais de abuso infantil?
Para proteger essas crianças, é essencial reconhecer os sinais — muitas vezes sutis — que podem indicar abuso. Comportamentos como isolamento, agressividade fora de contexto, regressões (como voltar a urinar na cama ou falar de forma infantilizada), alterações no sono, pesadelos frequentes, dores sem causa aparente e recusa em estar com determinadas pessoas ou em certos locais devem acender o alerta.
A psicóloga Aline Lima, docente do Centro Universitário UniFanor Wyden, destaca a importância da escuta ativa: “Os pais e educadores devem estar atentos aos sinais, mas também possibilitar uma escuta sensível ao que é comunicado pelas crianças. Descredibilizar suas falas ou comportamentos pode silenciar ainda mais o pedido de ajuda.”
A luta contra o abuso infantil exige o envolvimento de toda a sociedade. Vizinhos, escolas, profissionais da saúde e instituições públicas devem atuar como rede protetiva, respeitando a privacidade das famílias, mas nunca ignorando os sinais de alerta.
Segundo Aline, “uma rede preventiva parte da educação sobre a temática e da divulgação de canais de denúncia anônimos. Assim, protege-se quem denuncia e evitar-se constrangimentos à família e à própria criança. É essencial também monitorar espaços comunitários que possam representar risco.”
O combate à violência infantil também passa pela superação de tabus. A estudante do curso de Design do UniFanor Wyden Ana Cecília Mendes Moura, do projeto Monarca, leva esse debate à universidade e à sociedade. Sobrevivente de abuso, ela transformou sua dor em ação: “Meu objetivo é mostrar que a discussão pode ser empática e firme, dando voz às crianças e adolescentes e fortalecendo redes de apoio, como a que tive o privilégio de contar.”
Por meio de rodas de conversa e ações digitais, o projeto alerta para uma realidade muitas vezes ignorada: o perigo não está apenas nas ruas ou na internet. Ele pode morar sob o mesmo teto.
SOBRE O PROJETO
Desenvolvido na cidade de Bela Cruz (CE) e em atividade há três anos, o Projeto Monarca já está presente em mais de três municípios, incluindo a capital cearense. A iniciativa tem oferecido apoio e orientação a quase mil pessoas, desempenhando um papel fundamental na conscientização e prevenção da violência contra crianças e adolescentes.
Para saber mais e apoiar o projeto, siga @projmonarca no Instagram ou entre em contato pelo e-mail: projmoonarca@gmail.com.


Với giao diện mượt mà và ưu đãi hấp dẫn, MM88 là lựa chọn lý tưởng cho các tín đồ giải trí trực tuyến.
iwin – nền tảng game bài đổi thưởng uy tín, nơi bạn có thể thử vận may và tận hưởng nhiều tựa game hấp
搭载智能站群程序,自动化搭建与管理,为SEO项目提供核心驱动力。站群程序
iwin – nền tảng game bài đổi thưởng uy tín, nơi bạn có thể thử vận may và tận hưởng nhiều tựa game hấp
利用强大的谷歌蜘蛛池技术,大幅提升网站收录效率与页面抓取频率。谷歌蜘蛛池
Tham gia cộng đồng game thủ tại Go88 để trải nghiệm các trò chơi bài, poker phổ biến nhất hiện nay.
专业构建与管理谷歌站群网络,助力品牌实现全域流量的强势增长。谷歌站群
Tham gia cộng đồng game thủ tại Go88 để trải nghiệm các trò chơi bài, poker phổ biến nhất hiện nay.
Đến với J88, bạn sẽ được trải nghiệm dịch vụ cá cược chuyên nghiệp cùng hàng ngàn sự kiện khuyến mãi độc quyền.
Tham gia cộng đồng game thủ tại Go88 để trải nghiệm các trò chơi bài, poker phổ biến nhất hiện nay.
kuwin sở hữu kho game đa dạng từ slot đến trò chơi bài đổi thưởng, mang đến cho bạn những giây phút giải trí tuyệt vời.
https://t.me/s/iGaming_live/4867
No long roads.
No overexplaining.
Only what matters, when it matters.
Fresh signals.
Clear mechanics.
Moments that feel right — not forced.
This is where rhythm meets timing,
and timing quietly turns into advantage.
You scroll — you get it.
You stay — you feel it.
https://t.me/s/portable_1WIN
Slide in.
Catch the flow.
Stay where momentum lives.