Vantagens, desvantagens e tudo mais sobre os alinhadores invisíveis

Os alinhadores são placas removíveis que podem ser utilizados por adultos com a dentição permanente ou por crianças com a dentição mista (dentes de leite e permanentes). Eles são bem finos, confeccionados sob medida com ajuda de softwares específicos, que podem ser de diferentes marcas. As mais comuns são invisalign e esthetic aligner. São produzidos de acordo com a arcada dentária de cada paciente, a partir de um escaneamento digital da boca, resultando no encaixe com perfeição, onde trará dentes alinhados e bonitos, sem precisar colocar os aparelhos de metal, que podem afetar a parte estética do paciente.

Os alinhadores invisíveis podem ser usados por qualquer pessoa que seja disciplinada para garantir resultados eficazes. “Ou seja, é necessário avaliar e indicar se, para aquele caso, o alinhador é uma boa opção, além de fazer o acompanhamento das etapas do tratamento. O uso deve ser por cerca de 20/22 horas por dia, devendo-se evitar alimentos pigmentados e sempre guardar o alinhador no case pra não perder” – explica João Pedro Moura, cirurgião-dentista, especializado em cirurgia oral e implantodontia, com capacitação em alinhadores e proprietário da Tidy Odonto.

Segundo ele, os alinhadores são bem mais rápidos que os aparelhos fixos e o principal é que o paciente saberá exatamente o tempo de tratamento.

“Os alinhadores transparentes são trocados, conforme o problema diminui. Diferentes dos aparelhos fixos que geralmente é o mesmo até o fim do tratamento, eles são trocados a cada duas ou três semanas com os ajustes necessários feitos pelo profissional responsável” – explica o proprietário da Tidy Odonto.

Vantagens em relação ao aparelho metálico

A previsibilidade é a primeira grande vantagem, ou seja, ter uma noção de como vai ficar o tratamento.

Os alinhadores transparentes são mais estéticos e quase imperceptíveis, além do conforto em relação aos aparelhos comuns.

“Eles também costumam ter o tratamento bem mais rápido por causa de sua tecnologia avançada, que permite a troca das placas e também a visualização do processo em 3D antes, durante e até o resultado final. Não podemos esquecer que esses alinhadores são bem mais higiênicos, pois são removíveis e assim facilita na hora de comer e higienizar a boca” – pontua o cirurgião-dentista João Pedro.

Existem desvantagens?

A maior queixa dos pacientes em relação aos alinhadores ainda é o preço, porém, hoje em dia, estão bem mais acessíveis e o paciente já terá real noção do gasto total, além das diversas formas de pagamento.

É preciso ter disciplina para sempre lembrar de usar seu aparelho e não esquecer em nenhum lugar. Os alinhadores também requerem um capricho maior na escovação dos dentes, já que o acúmulo de cálculo dental pode até impedir que a movimentação aconteça conforme o planejado.

“Apesar das inovações e avanços tecnológicos permitirem tratar quase todos os casos e incômodos, como dentes tortos, desalinhados e com espaçamento, há casos mais severos que necessitam de interação com outras técnicas ortodônticas” – explica João Pedro.

Por esse motivo, o especialista em ortodontia não acredita que o aparelho tradicional será aposentado devido aos alinhadores. “O profissional deve ter visão clínica, experiência e bom senso para indicar o tratamento mais adequado para o paciente”. – afirma.

Fotos: Agência OCTA

Serviço:

Clínica Tidy Odonto 853111.1545 ou 85 99908.5279

Endereço: Rua Manuel Castelo Branco, 514 – Messejana

3 COMMENTS

  1. Hello! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good success. If you know of any please share. Kudos! I saw similar text here: AA List

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados