Semana do Meio Ambiente: Unifor inaugura exposição “Aves que Habitam o Campus”

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, inaugura, no próximo dia 5 de junho, às 9h30, no hall da Biblioteca Central, a exposição “Aves que Habitam o Campus”. A mostra, que tem curadoria do professor Claudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, é composta por fotografias que retratam os diversos pássaros que vivem na Unifor pelo olhar do fotógrafo da Universidade, Ares Soares.

 

“A beleza do nosso campus, revelada nas imagens das aves que aqui habitam, reflete a preocupação da Fundação Edson Queiroz com a preservação ambiental. Acreditamos que a natureza é um bem inestimável que deve ser protegido e valorizado. Nossa instituição se dedica não apenas à excelência acadêmica, mas também ao compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental”, afirma Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz.

 

A exposição é uma celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, e faz parte da programação da 17ª Semana do Meio Ambiente da Unifor. Além da exposição fotográfica, a programação contempla palestras com especialistas nacionais e internacionais, oficinas, ações sociais, mostras de ações sustentáveis, dentre outras atividades.

 

Segundo Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, a Semana do Meio Ambiente, além de ter como objetivo educar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre questões ambientais urgentes, é também uma oportunidade para celebrar a beleza e a importância da natureza, e o campus da Unifor, conhecido por sua extensa e exuberante área verde e pela diversidade de fauna e flora que abriga é fonte inspiradora para captura de imagens dos pássaros de uma forma inspiradora e evocativa.

 

“A mostra ‘Aves que Habitam o Campus’ expõe imagens poéticas que capturam a beleza e a magia dos pássaros em convivência com a natureza exuberante do campus, uma iniciativa interessante e educativa que visa destacar a rica biodiversidade presente na área verde da Universidade de Fortaleza”, enfatiza Adriana Helena.

 

Dentre as aves retratadas nas fotografias estão periquitos, carcarás, gaviões, pica-pau, seriemas, beija-flores, galos de campina, entre outros. “Caminhar pelo campus da Universidade de Fortaleza é uma dessas experiências em que o sensível emerge de forma intensa, a partir de uma fauna e de uma flora exuberantes”, sublinha Claudio Sena.

A exposição é uma realização da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio de sua Divisão de Arte e Cultura, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda e da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial. A mostra conta também com o apoio do curso de Medicina Veterinária, responsável pelas legendas classificatórias das fotografias com os nomes das espécies.

17ª Semana do Meio Ambiente da Unifor

A Semana do Meio Ambiente da Unifor acontece anualmente no mês de junho em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A 17ª edição do evento tem como tema central “Bioma da Caatinga: Ações Sustentáveis para a Implementação de um Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado e Inclusivo” e ocorrerá nos dias 5 e 6 de junho.

Aberta ao público e gratuita, a programação do evento debaterá temáticas relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento na Caatinga; tecnologias e cidades sustentáveis; direitos da natureza e proteção do bioma; responsabilidade social e ambiental na Caatinga; saúde, água e clima na Caatinga; propostas para questões hídricas e biodiversidade; crise hídrica e desertificação na Caatinga; desenvolvimento humano no semiárido; ancestralidade e cultura da Caatinga; bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Caatinga.

18 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados