Secult dá início à Pré-Bienal com uma programação abrangente e inclusiva para celebrar a literatura no Ceará

Secult dá início à Pré-Bienal com uma programação abrangente e inclusiva para celebrar a literatura no Ceará

Como aquecimento para a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Pré-Bienal inicia sua programação nesta sexta-feira (14/2), durante o evento Social Massa, realizado em parceria com a Associação União de Jovens do Vicente Pinzón (UJVP). A iniciativa integra o Programa Ceará Sem Fome, beneficiando famílias atendidas pelo projeto. No sábado (15/2), as atividades continuam com uma edição especial da Quadra Literária da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), dando início a uma intensa agenda cultural.

A Pré-Bienal leva a literatura para escolas, bibliotecas comunitárias e cozinhas Ceará Sem Fome, conectando leitura, educação e segurança alimentar. Com um recorte especial para a produção literária feminina, a programação destaca a contribuição das mulheres na literatura, promovendo discussões sobre suas trajetórias e resistências no universo literário.

Entre as atividades previstas estão contação de histórias, saraus, rodas de conversa, oficinas de desenho, oficina de dedoches, zine, círculos de leituras, rotas literárias e lançamento de livros. As ações se expandem para diferentes espaços culturais, incluindo a Casa de Antônio Conselheiro, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Centro Cultural do Cariri. Além disso, as cozinhas Ceará Sem Fome, integradas ao Programa Ceará Sem Fome, reforçam o papel da literatura como ferramenta de transformação social.

Bienal do Livro 2025

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Os patrocinadores desta edição incluem Rede Itaú, Cagece e Cegás. O evento acontecerá, gratuitamente, de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal será um espaço de encontro e diálogo sobre a literatura e suas múltiplas formas de expressão.

Com uma programação diversa e abrangente, a Bienal do Livro do Ceará 2025 promete ser um marco na valorização da literatura e no fortalecimento da leitura como instrumento de conhecimento, inclusão e resistência. Reafirmando seu compromisso com o protagonismo feminino, esta edição contará com uma curadoria inteiramente feminina, composta pelas escritoras Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico, sob a coordenação geral de Maura Isidório. O evento será um espaço de encontro e diálogo, ampliando vozes e perspectivas no cenário literário.

Confira a programação da Pré-Bienal:

14/2, sexta-feira, 13h
Sarau, mediação de leitura e brincadeiras
Com Talles Azigon e Goreth Albuquerque
Local: Cozinha Ceará Sem Fome – UG UJVP
Endereço: R. Ponta Mar, 555 – Vicente Pinzón

  • Contação de histórias
    Contos milenares que resistem ao tempo pela transmissão oral, permitindo que narradores emprestem suas vozes e corpos às histórias para que sigam sendo contadas de geração em geração. Desde contos de príncipes e princesas a narrativas sobre enganar a morte e amizades especiais, esse repertório convida o público a viajar pelo imaginário popular.

  • Sarau
    Com leitura de poemas de diversos poetas brasileiros, o sarau estimula a participação do público com a dinâmica do “microfone aberto”, promovendo a partilha de palavras e a troca espontânea de poesias autorais ou de poetas favoritos.

  • Roda de conversa
    Uma conversa livre sobre a presença cotidiana da poesia em nossas vidas. O poeta Talles Azigon compartilha sua experiência, a importância da poesia em sua trajetória e apresenta poemas seus e de outros autores.

  • Mediação de leitura com a poesia  “Vetescuruminserês”
    A poesia como brincadeira! A partir do poema “Vetescuruminserês”, Talles Azigon explora a relação entre poesia e ludicidade, resgatando brincadeiras de rua e estimulando a criatividade dos participantes.

15/2, sábado, 13h às 17h
Quadra Literária da BECE
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Atividade gratuita e aberta ao público.

  • Quadra literária

A quadra literária é um espaço dedicado à valorização da produção literária de autores e editoras independentes do Ceará, fortalecendo a economia criativa do livro e ampliando o acesso à diversidade literária do estado. A atividade terá entrada gratuita e participarão  mais de 30 expositores, incluindo autores, autoras, coletivos e editoras independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados