Rosa Passos, Beto Guedes, Cleivan Paiva e Moacir Bedê são os homenageados do 27º Festival Jazz & Blues

O Festival acontece de 14 a 17 de fevereiro em Guaramiranga, Ceará, com acesso gratuito a toda a programação.

Quatro das 17 atrações do 27º Festival Jazz & Blues serão homenageadas nesta edição, que acontece durante o Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, em Guaramiranga, cidade serrana do Ceará. São eles, a baiana Rosa Passos, o mineiro Beto Guedes, o piauiense Cleivan Paiva e o cearense Moacir Bedê. As homenagens serão prestadas antes do show de cada um deles.

 

ROSA PASSOS

Rosa Passos volta a Guaramiranga 13 anos depois de sua primeira participação no Festival Jazz & Blues, onde esteve em 2013. No dia 14 (sábado) às 21h, no Teatro Municipal de Guaramiranga, ela apresenta o show “Suíte Brasileira”, que tem no repertório um reencontro com grandes compositores e pérolas da música brasileira, além de algumas canções de sua autoria com seu parceiro mais frequente, Fernando de Oliveira. A cantora, compositora e violonista baiana nasceu e viveu cercada de música em Salvador. Lançou seu primeiro álbum, “Recriação”, em 1979, e, a partir daí, conquistou o Brasil e tem se apresentado na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos. Rosa Passos (voz e violão) apresenta-se com Lula Galvão (violão), Marco Brito (piano), Lucas Andrade (clarinete), Paulo Paulelli (contrabaixo) e Celso de Almeida (bateria).

 

BETO GUEDES

O músico mineiro estará no Festival Jazz & Blues no dia 16 (segunda-feira), fechando a sessão das 16h, na Escadaria da Igreja Matriz, com o show “Página 43”. O novo espetáculo revisita sua trajetória e antecipa a celebração dos 50 anos do álbum “A Página do Relâmpago Elétrico”, marco da música brasileira, que será comemorada em 2027. O título faz referência à canção “Page 43”, de autoria de David Crosby, cujas mensagens sobre tempo, escolhas e consciência coletiva dialogam diretamente com a obra e o pensamento musical de Beto Guedes. O repertório percorre todas as fases da carreira de Beto Guedes, reunindo canções de seus diversos álbuns, grandes sucessos e músicas que se tornaram parte do imaginário da MPB. No palco, Beto Guedes (voz e guitarra), Ian Guedes (guitarra), Will Motta (teclados), Adriano Campagnani (contrabaixo) e Arthur Rezende (bateria).

CLEIVAN PAIVA

“Craterdam – 70 anos de Cleivan Paiva” é o show que o violonista, guitarrista, compositor e arranjador Cleivan Paiva apresenta com o contrabaixista Cláudio Mappa no dia 17 (terça-feira), às 9h, na Igreja da Gruta. Piauiense da cidade de Simões, o homenageado recebeu em 2025 o título de cidadão do Crato, em reconhecimento a décadas de contribuições com a cultura da cidade do Cariri cearense. Nascido em Ouro Preto, Minas Gerais, Cláudio Mappa é professor do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri-UFCA. O duo celebra a trajetória musical de Cleivan, marcada por três discos lançados – “Guerra e Paz”, “Cleivan Paiva” e “Sonhos do Brasil” – dois especiais audiovisuais, além trilhas originais de filmes de longa-metragem – “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” e “A Saga do Guerreiro Alumioso”, ambos de Rosemberg Cariry, e de diversos seriados de televisão.

MOACIR BEDÊ

O múltiinstrumentista cearense estará no Festival no dia 16 (segunda-feira). Ele é o convidado do bate-papo Café no Tom, às 11h30, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga e, apresenta o show “40 Anos de Música” na sessão das 16h, na Escadaria da Igreja Matriz. Instrumentista, compositor, arranjador e diretor musical, Moacir Bedê participou da primeira edição do festival, em 2000, e celebra seu aniversário de quatro décadas de carreira retornando ao palco na serra cearense, com um novo e vibrante espetáculo, essencialmente autoral. Nascido em Fortaleza, Bedê tem três discos autorais lançados, “Outros Sambas”, “Outros Baiões” e “Another Jazz”. Sua trajetória está registrada no Dicionário Cravo Albin, da música brasileira. Tem como concepção a música brasileira influenciada pelo jazz, nas improvisações e nas harmonias, somando-se também as matrizes nordestinas. No festival, Moacir Bedê (guitarra, guitarra baiana, flauta) estará ao lado de outros grandes músicos, com quem tem trabalhado em vários palcos: Fábio Amaral (contrabaixo elétrico), Bruno Vasconcelos (bateria), Thais Costa (percussão), e as participações especiais de Loren Gualda (voz) e Ellis Mário (saxofone).

QUEM FAZ O FESTIVAL

O 27º Festival Jazz & Blues é uma realização do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc e Lei Federal de Incentivo à Cultura; e da Via de Comunicação. Tem apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados; e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel e Cegás. Patrocínio: Minalba Brasil e Banco do Nordeste. Integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará (FACE). O público é convidado a doar 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.

SERVIÇO

27º Festival Jazz & Blues – De 14 a 17 de fevereiro de 2026, em Guaramiranga, Ceará. Acesso gratuito a toda a programação. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].

10 thoughts on “Rosa Passos, Beto Guedes, Cleivan Paiva e Moacir Bedê são os homenageados do 27º Festival Jazz & Blues”

  1. QQ88 là nền tảng giải trí trực tuyến uy tín, tối ưu tốc độ truy cập, giao diện mượt và trải nghiệm ổn định cho người dùng.

  2. QQ88 mang đến cổng truy cập giải trí online hiện đại, chú trọng tốc độ tải, sự thuận tiện và khả năng vận hành liền mạch.

  3. QQ88 là nền tảng giải trí trực tuyến được tối ưu trải nghiệm, giúp người dùng truy cập nhanh, giao diện mượt và sử dụng ổn định.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top