Nos meses de setembro a novembro, com os fortes ventos, ocorre a polinização de algumas espécies de plantas, como o cajueiro. Com isso, tornam-se comuns os casos de rinite alérgica e outras alergias do tipo. “Os sintomas mais comuns são espirros repetidos, nariz entupido ou escorrendo, coceira no nariz, olhos ou garganta, além de olhos vermelhos e lacrimejando”, explica a médica da UPA Autran Nunes, Luiza Marques.
Ainda segundo ela, crianças e idosos são o grupo mais vulnerável e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. A profissional também pontua sobre qual unidade procurar em caso de sintomas. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem somente os casos de urgência e emergência.
Confira mais sobre o assunto na entrevista:
O pólen do caju é realmente um dos principais fatores que contribuem para esse aumento de alergias no Ceará nesta época do ano?
Luiza Marques: Sim. O cajueiro, muito comum no Ceará, libera grande quantidade de pólen durante a floração, e essas partículas ficam suspensas no ar. Em pessoas sensíveis, esse pólen pode desencadear sintomas de alergia respiratória e ocular. Claro que outros fatores, como poeira e poluição, também contribuem, mas o pólen do caju é um agravante importante neste período.
Luiza Marques: “em pessoas sensíveis, esse pólen pode desencadear sintomas de alergia respiratória e ocular”. Foto: Márcia Catunda
Quais os sintomas mais comuns da alergia ao pólen de caju?
LM: Os sintomas mais comuns são espirros repetidos, nariz entupido ou escorrendo, coceira no nariz, olhos ou garganta, além de olhos vermelhos e lacrimejando. Em pessoas que já têm asma ou bronquite, pode aparecer tosse seca, chiado no peito e até falta de ar.
Existe algum grupo mais vulnerável a apresentar sintomas mais graves nesta época do ano?
LM: Sim. Crianças e idosos são mais frágeis e podem ter sintomas mais intensos. Além disso, pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma, e aquelas que já possuem histórico de alergia precisam redobrar a atenção, porque o risco de crise é maior.
Crianças e idosos são os mais atingidos (Foto: Freepik)
Em casos de sintomas, quando a pessoa deve procurar uma unidade de saúde?
LM: Se houver falta de ar persistente, chiado no peito que não melhora com a medicação de costume, ou se a pessoa apresentar inchaço nos lábios, língua ou rosto acompanhado de dificuldade para respirar, é hora de procurar atendimento imediatamente. Crianças pequenas e idosos que fiquem muito cansados, sonolentos ou sem conseguir se hidratar também precisam de avaliação o mais precoce possível.
Vale lembrar que os postos de saúde atendem casos leves e moderados de sintomas como rinite, resfriados simples, espirros e tosse leve. Já as UPAs são unidades de emergência e urgência e o paciente deve procurar em situações como falta de ar, febre persistente, chiado no peito, tosse com sangue, além de sinais de desidratação e prostração intensa.
Quais outros fatores climáticos e ambientais podem estar relacionados ao agravamento das alergias neste período?
LM: Além do pólen, a baixa umidade do ar, a poeira acumulada, a fumaça de queimadas e as mudanças bruscas de temperatura são fatores que irritam as vias respiratórias e aumentam os sintomas alérgicos. Por isso é importante evitar exposição a poeira e poluição, além de manter o corpo bem hidratado e o ambiente limpo.
QQ88 là nhà cái nổi tiếng tại Châu Á, cung cấp sân chơi giải trí với casino đa dạng, bắn cá cuốn hút, nổ hũ may mắn, thể thao đầy kịch tính và đá gà sôi nổi. Với hàng triệu người chơi tham gia, QQ88 luôn là lựa chọn hàng đầu cho những ai yêu thích cá cược.
Thanks a lot for sharing this with all of us you really know what you are talking about! Bookmarked. Kindly also visit my site =). We could have a link exchange arrangement between us!