Museu da Fotografia Fortaleza recebe a segunda exibição da Mostra de Cinema Peruano

Fortaleza será palco de uma programação especial que une cinema e cultura internacional. No próximo domingo, 14 de setembro, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) dá início à Mostra de Cinema Peruano 2025, realizada em parceria com o Consulado-Geral do Peru no Rio de Janeiro. A abertura será com o longa “Rainhas” (Reinas, 2024), exibido às 14h, marcando a primeira sessão do projeto gratuito que apresentará ao público cearense uma seleção de sete produções cinematográficas recentes do país.

A mostra busca aproximar os fortalezenses, turistas e a comunidade peruana residente na cidade das novas narrativas do audiovisual do país andino, destacando sua diversidade cultural e artística. Os filmes contemplam diferentes estilos e gêneros, de pré-candidatos ao Oscar a animações de temática ambientalista, e oferecem um retrato atual da produção cinematográfica do Peru.

A estreia acontece com o longa “Rainhas”, dirigido por Klaudia Reynicke e César Vega, que conta a história de Lúcia e Aurora, irmãs prestes a deixar o país com a mãe. Para que a viagem seja possível, precisam da assinatura do pai ausente, Carlos, que tenta recuperar o afeto das filhas em meio a um contexto de despedida definitiva.

Serviço

Filme: Rainhas (Reinas, 2024)

Data: 14 de setembro (domingo)

Horário: 14h às 16h

Local: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota)

Inscrições: link

Próximas sessões

21/09 – “Deliciosa fruta seca” (2017), de Ana Caridad Sánchez, que narra a trajetória de Maria Alicia, uma mulher que, após ficar viúva, reconstrói a vida conciliando coragem, empreendedorismo e paixão pela dança tradicional peruana, a marinera.

28/09 – “A pena máxima” (2022), de Michel Gomez, baseado no romance de Santiago Roncagliolo, que mistura política, futebol e suspense ao retratar uma investigação em meio à ditadura militar e à Copa do Mundo de 1978.

Ainda neste final de semana

A programação cultural do MFF não para por aí. No sábado, 13 de setembro, acontece a oficina “No Limite das Dimensões: Oficina de Pintura com Modelo Vivo”, ministrada por Eduardo Barbosa e Lucas Melo. A atividade, que utiliza fotografias do acervo do museu como referência, incentiva a criatividade e a experimentação por meio do giz pastel oleoso. A oficina é voltada para jovens e adultos a partir de 16 anos.

Serviço – Oficina “No Limite das Dimensões”

Data: 13 de setembro (sábado)

Horário: 13h às 16h

Local: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota)

Cultura e integração

Com a Mostra de Cinema Peruano, o Museu da Fotografia Fortaleza amplia sua agenda de ações que unem arte, reflexão e troca cultural. A iniciativa reafirma o espaço como referência em formação de público e difusão de expressões artísticas, aproximando o Ceará de outras narrativas latino-americanas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top