Mestre Espedito Seleiro terá lançamento de livro na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Com a participação da autora Flávia Nonato e do secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, a obra Espedito Seleiro: Um menino, um mestre (Editora Cene), é um dos destaques da 14ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, próximo dia 19 de novembro, às 17h, no Centro de Eventos do Ceará, Espaço Natércia Campos. O lançamento acontece em parceria com a Câmara Cearense do Livro (CCL).

A obra traz uma leve e encantadora narrativa da vida de um menino sertanejo que se torna artesão ainda bem jovem. Ao observar o trabalho do pai, na produção de peças em couro para fazendeiros, vaqueiros, tropeiros e roceiros da região, Espedito apaixona-se pela arte e inicia o lindo processo de produção de peças em miniatura, semelhantes àquelas que o seu pai produzia. O menino Espedito, então, produz um pequeno baú, para presentear a sua mãe, Dona Maria Pastora. Essa foi a peça que selou o seu primeiro trabalho como artesão. Hoje, aos oitenta e dois anos, Espedito Seleiro é a maior referência na Arte em Couro no Brasil e em muitos outros países. Um importante e respeitado artesão que, com muita humildade, talento e sabedoria, vem colorindo o mundo.

Neste belo cordel biográfico, escrito em cinquenta e quatro estrofes de sete versos cada, a autora Flávia Nonato, desvela com bastante entusiasmo e sensibilidade a história de vida de Espedito. Outra riqueza deste texto dedicado, sobretudo, ao universo infantil, são as ilustrações construídas pelo artista Álisson Flor.

Sobre a autora

Flávia Nonato é da cidade de Nova Olinda-CE. Professora, especialista em Gestão Escolar pela FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte, graduada em Letras pela URCA – Universidade Regional do Cariri. Contribui no desenvolvimento de novas metodologias na área da educação buscando soluções possíveis para a melhoria da qualidade do ensino em sala de aula como Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do Brejo Santo – CE.

“Flávia traça com as tintas e tramas do cordel a trajetória de vida e superação do mestre artesão”, Ednardo Gadelha, Professor e escritor cearense.

 

Serviço:

Lançamento Espedito Seleiro: Um menino, um mestre (editora Cene, 72 pág. R$ 49,90)

De Flávia Nonato, com a participação do secretário de Cultura Fabiano Piúba

Local: Centro de Eventos do Ceará, Espaço Natércia Campos

Data: Dia 19 de novembro

Horário: 17h

 

Fonte: Joanice Sampaio

1 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados