Pacto Global da ONU e ONG Nossa Iracema promovem mutirão de limpeza na Praia de Iracema

O Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que engaja empresas em projetos de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, promove junto a ONG Nossa Iracema um mutirão de limpeza na Praia de Iracema no dia 15 de janeiro. A ação é a primeira de uma série de iniciativas de conscientização que acontecerão em 2023 em parceria com a Sprite e a Solar Coca-Cola. A marca de refrigerantes recentemente mudou sua icônica garrafa verde para transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material. A ação marca também o engajamento ao programa Blue Keepers, que combate o lixo no mar, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

O calendário de ações de limpeza de praias e rios celebra a cooperação de Sprite com essas iniciativas, e se estende para demais praias brasileiras, chegando agora à Fortaleza. O ponto de encontro de voluntários para a ação está marcado para às 8h da manhã, no Pavilhão Atlântico, na Praia de Iracema. A primeira meia hora da programação será direcionada para uma roda de conversa de sensibilização sobre a proteção dos oceanos. Além da coleta de resíduos na praia, que vai das 9h às 10h30, a instalação de bituqueiras também será uma das ações a serem realizadas em paralelo.

Fazendo parte do time assim como a Nossa Iracema, também participam deste projeto as instituições Limpa Brasil em Recife, Instituto Fundo Limpo em Salvador e Remada Ambiental em Manaus, que após Fortaleza, deverá ser a próxima capital a receber o mutirão, ainda em janeiro.

RECICLAGEM

Atualmente a The Coca-Cola Company apoia mais de 220 cooperativas e mais de 4.500 catadores em 160 cidades, através do programa Reciclar pelo Brasil. “Desde a década de 1990 realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis (que hoje representam 34% das vendas na América Latina), até iniciativas de fomento e apoio à reciclagem, como o Recicla Solar, desenvolvido com a Solar, nosso fabricante parceiro”, comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

Integrante do Pacto Global da ONU desde 2021, a Solar Coca-Cola tem a Sustentabilidade no centro de seu negócio. O Recicla Solar é um dos compromissos da companhia alinhado ao Mundo Sem Resíduos, que tem como objetivo encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida, a ser alcançada até 2030. Somente nos últimos dois anos, a iniciativa que fomenta a reciclagem e economia circular no território de atuação da Solar contabilizou aproximadamente 10 toneladas de PET recicladas.

“Por meio do projeto, investimos na parceria com agregadoras que estimulam a economia circular, fomentam a reciclagem de PET usado e contribuem para a meta de coletar o equivalente a 100% do volume de embalagens produzidas e chegar a 50% de resina reciclada nas embalagens. Além disso, a iniciativa tem ampliado a geração de renda para catadores, importantes agentes no processo de reciclagem e reaproveitamento dos materiais”, destaca Alana Barros, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola.

Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. E a meta de expandir o Recicla Solar continua. O objetivo é que o projeto possa chegar ainda aos estados de Alagoas, Maranhão e Mato Grosso.

Transparente é o novo verde – Lançadas no Brasil em agosto, as novas embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca que tem 60 anos de história. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material.

Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua coleta e circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida faz com que a embalagem tenha maior procura e um valor de mercado até 25% maior (se comparado às PETs com pigmentação verde) na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.

Parceria com Blue Keepers e o Pacto Global da ONU – A The Coca-Cola Company já é participante do Pacto Global da ONU desde 2018 mundialmente, comprometendo-se e colaborando com os objetivos e premissas da iniciativa com uma série de programas, melhorias e avanços em ESG e sustentabilidade corporativa alinhados aos princípios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Já no Brasil, a Coca-Cola Brasil passou a aderir formalmente à Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2022, além de co-realizar este programa através da marca Sprite e tornar-se uma das patrocinadoras oficiais da iniciativa Blue Keepers, coalizão que visa a prevenção e o combate à poluição por resíduos no mar liderada pela Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Blue Keepers é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que visa o combate à poluição plástica em rios e oceanos nacionalmente, envolvendo empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e a sociedade civil na preservação do ecossistema. “Estamos na Década do Oceano e o Brasil tem e deve ter cada vez mais protagonismo no tema. As empresas são parte do problema e devem ser parte da solução”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Serviço 

Mutirão de limpeza na Praia de Iracema

Data: 15 de dezembro

Local: Pavilhão Atlântico – Praia de Iracema

Horário: A partir das 8 horas.

3 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados