Uso incorreto de celular pode provocar a síndrome do text neck

Responder às mensagens no WhatsApp, passar horas nas redes sociais, postar fotos, assistir vídeos das dancinhas da moda é uma rotina diária, principalmente para os jovens. Mas o que eles não sabem, é que essa tarefa repetitiva têm provocado problemas para a saúde do nosso corpo, como a síndrome do text neck.

 

Esse nome faz uma associação entre as palavras texto e pescoço, no inglês. A síndrome surge a partir do momento em que a pessoa mantém constantemente uma postura errada durante um tempo prolongado. Como explica a  Presidente da Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), dra. Christine Maria Muniz Silva.

 

“A consequência desse uso incorreto do aparelho celular é o aparecimento de um estresse mecânico que provocam dores na região cervical, nos membros superiores e cabeça. O principal sintoma é a dor no pescoço que é consequência direta do alongamento em excesso dos músculos cervicais, que deixa o pescoço elevado. Outros sintomas são dores de cabeça, nos ombros e nas costas. Em alguns casos, o paciente pode vir a apresentar problemas neurológicos, como por exemplo, o formigamento nos braços e das mãos.”, explica.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, o Brasil é o terceiro país do mundo em que as pessoas dedicam mais horas do seu dia ao celular. Ou seja, são 3 horas e 14 minutos por dia conectados. Entre o grupo de jovens, o número sobe para 4 horas por dia. É um número que equivale a 1.460 horas por ano.

 

É importante manter a postura corporal mais adequada para evitar o text neck, como: manter o pescoço ereto e evitar flexionar demais os braços. Procure deixar o celular até a altura dos olhos e não ao contrário. Outra dica é segurar o aparelho com as duas mãos e digitar utilizando os dois dedos polegares. A ação proporciona uma posição de equilíbrio efetivo para o seu corpo e contribui com a prevenção do surgimento de tendinites. Quando estiver utilizando o celular deitado, as costas devem se manter apoiadas em um travesseiro e o aparelho deve continuar na linha dos olhos.

Fonte: Engaja

1 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados