Seja sustentável em 2023: aprenda diferente usos para a casca do ovo

O ovo é um alimento com diversos benefícios para quem o consome, como o aumento da massa muscular, a melhora da memória e da concentração e o fortalecimento do sistema imunológico. Além dos benefícios nutricionais que o ovo oferece, há uma imensa variedade de usos para sua casca, tanto no jardim quanto em casa. Por esse motivo, a Tijuca Alimentos reuniu algumas utilidades para poder aproveitá-las.

 

Germinar plantas em vaso

Transformar as cascas em sementeiras é uma excelente forma de promover a sustentabilidade e reduzir a quantidade de lixo. Para isso, separe metade da casca de um ovo. Encha-a de terra e deixe um buraco pequeno na superfície. Coloque sua semente e cubra o espaço com dois centímetros de terra. Assim que ela germinar, transfira a planta para um vaso e use a casca em pequenos pedaços como adubo.

 

Enfeitar espaços em datas comemorativas

Trazendo o conceito de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, é possível usar as cascas como decoração. Seja como castiçais para velas artesanais ou na Páscoa como forma na produção dos ovos de chocolate. Outra alternativa seria pintar as cascas nas suas cores favoritas e recheá-las com bombons em datas comemorativas.

 

Arear panelas

As esponjas de aço são muito úteis no dia a dia, porém, ao se decompor e ir ralo abaixo podem poluir mares e rios com metais. Que tal substituí-las pela casca do ovo? Para isso, basta triturá-las e esfregá-las nas panelas já limpas. Em poucos minutos, ela vai estar brilhante e limpa.

 

Adubar

Outra possibilidade para a casca do ovo é seu uso em forma de adubo. Rica em cálcio, ela permite que esse mineral seja reposto na terra. Além de corrigir o solo, as cascas são repelentes eficientes para visitantes indesejados do jardim. Para isso, é necessário apenas triturar as cascas em tamanho pequeno e colocar por cima da terra no vaso.

 

Sobre a Tijuca Alimentos

Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, Piauí e Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, dispõe de frota própria para transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Fonte: Capuchino Press

30 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados