
Programação infantil, shows e batalha de dança são destaques desta semana no Dragão do Mar
A agenda cultural também conta com eventos de pré-carnaval, visita guiada em exposições, sessões no Planetário e no Cinema, entre outras atividades gratuitas ou com valor acessível
A animação de fevereiro continua nesta semana no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com uma série de atividades para todos os públicos. A partir de terça-feira (11), destacam-se a programação infantil do Brincando e Pintando no Dragão e a diversidade musical que embala as apresentações desta semana, com ritmos que vão do chorinho ao rap, além de batalha de hip hop, sessões de cinema, agitação de pré-carnaval e lançamento de livros.
Infantil
De terça (11) a quinta (13), às 19h30, a criançada compartilha da companhia do Palhaço Teretetéu para construir o próprio espetáculo: seis balões são mostrados à plateia que tem direito a escolher três, que conduzirão a narrativa envolvendo mágica, diversão e malabares. A atividade é acessível em Libras e gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do espetáculo, com limite de duas unidades por pessoa.
Já no domingo (16), a Praça Verde será palco de muita diversão, com brincadeiras e jogos na programação do Brincando e Pintando no Dragão. A partir das 16h30, Mônica Rodrigues conduz a oficina Ateliê de Folia, uma atividade criativa para a produção de máscaras carnavalescas. Nesse momento de diversão e conhecimento, os participantes aprenderão sobre a origem desse acessório e sua popularização no Brasil. Às 17h30, a sessão “Contos pra tomar susto” traz histórias que deixarão todos de cabelo em pé: baseadas na tradição oral, são contos que ouviu de sua mãe e que deixavam todos sonhando acordado. O acesso é gratuito e livre.
Pré-carnaval do Dragão
Tradicional no calendário carnavalesco de Fortaleza, o Pré-Carnaval do Dragão traz uma programação recheada para celebrar uma das festas mais populares do país. Em parceria com o Núcleo de Articulação Territorial (NAT), a folia também chega nos territórios vizinhos ao complexo cultural. Neste domingo (16), os brincantes poderão curtir o Bloco A Turma do Mamão a partir das 16h na Praça dos Navegantes, localizada na comunidade Moura Brasil.
Música
O Anfiteatro Dragão do Mar será tomado por músicas de diferentes estilos na sexta-feira (14). Às 19h30, o grupo NewChoro in Concert apresenta uma seleção de músicas eruditas sob a estética do chorinho brasileiro. Logo após, o Sertão Rap traz um show que marca a sua presença na cena hip-hop do Maracanaú, falando sobre a vivência na periferia e resistência às violências. Os ingressos estão disponíveis no site da plataforma Sympla Bileto e nas bilheterias físicas do CDMAC.
Ainda na sexta, o artista Stefano chega pela primeira vez a Fortaleza e performa seu show Voz e Violão no Teatro Dragão do Mar, às 19h30, com um repertório cheio de emoções e histórias, refletindo toda a influência de grandes nomes da Música Popular Brasileira em sua carreira. Os ingressos estão esgotados.
Cinema
O Cinema do Dragão segue com sessões de valor acessível, com destaque para quatro novos filmes em cartaz: ‘Alma do Deserto’, uma co-produção Brasil-Colômbia dirigida por Mónica Taboada-Tapia e vencedora do Queer Lion no 81ª Festival de Veneza; ‘Emília Pérez’, musical de Jacques Audiard com treze indicações ao Oscar 2025 e diversos prêmios internacionais; o brasileiro ‘Kasa Branca’, filme de Luciano Vidigal inspirado em uma história real; e ‘Anora’, de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2024.
Planetário
De quinta a domingo, sessões lúdicas abordam Astronomia e Ciência para públicos de todas as idades no Planetário Rubens de Azevedo. Às quintas e sextas são exibidas a infantil “ABC do Sistema Solar”, às 18h, e a juvenil adulto “Nascimento e Morte das Estrelas”, às 19h. Aos sábados e domingos, a programação começa a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “ABC do Sistema Solar” (infantil), “Os Sons do Oceano Cósmico” (acessível em libras) às 18h, “Nascimento e Morte das Estrelas” (juvenil adulto) às 19h, e “Passaporte para o Universo” (sessão infantojuvenil e com acessibilidade em Libras) às 20h. Os ingressos para as sessões, que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/
Da Ponte pra Cá
No domingo (16), a partir das 16h, o hip hop tomará conta da Arena do Dragão. Produzido pelo DJ Flip Jay, Planeta Hip Hop realiza mais uma batalha de dança, uma competição de diversas modalidades de danças urbanas, em que um dançarino ou uma equipe se enfrentam, ao acompanhar a música tocada pelo DJ. O Planeta Hip Hop faz parte da agenda do “Da Ponte Pra Cá”, programa de ações artísticas com o intuito de difundir movimentações artísticas dissidentes em espaços diversos do Dragão.
Lançamento de livros
Parceira do Dragão do Mar, a Livraria Substânsia chama atenção com sua seleção especialmente voltada para a produção literária cearense. Na sexta (14), a partir das 19h, Lucas Assis lança seu livro “O Rio de Janeiro de Orestes Barbosa”. No dia seguinte, sábado (15), às 17h, será lançado o livro “Beleléu”, de Caio Balaio, publicado pela editora Cachalote.
Exposição
As visitas aos espaços expositivos do Dragão são gratuitas e podem ser realizadas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h (último acesso às 17h30), e aos sábados e domingos, das 13h às 18h (com acesso até às 17h30).
O Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE) continua com quatro exposições em exibição: “O que tem em cima do morro?”, que reúne uma coleção de objetos, fotografias e vídeos que revisitam as memórias e histórias dos moradores do bairro Moura Brasil; a coletiva “Anunciação: vou te olhar no vazio imenso”, com curadoria de Clebson Francisco; “Mandigueira”, que apresenta séries e obras individuais da artista Pedra Silva; e “O papel do papel”, de Samuel Tomé, com uma seleção da produção de obras e ações artísticas no contexto da arte impressa.
O Museu da Cultura Cearense (MCC) conta com a exposição “Teimosia”, que comemora os 30 anos de trabalho dos artistas cearenses Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz. Com curadoria de Kadma Marques, a mostra apresenta gravuras produzidas desde 2021 e reflete sobre a relevância da perseverança como um processo da própria existência. No sábado (15), às 16h, será realizada uma visita guiada à exposição.
No andar inferior, a exposição “Vaqueiros” revela o encanto da cultura sertaneja. Curada por Margarita Hernandez, essa mostra etnográfica resulta de uma pesquisa realizada pela historiadora Valéria Laena entre 1998 e 1999, com uma equipe multidisciplinar composta por museólogos, antropólogos, historiadores, documentalistas e fotógrafos, que viajaram pelo sertão cearense. A exposição oferece elementos para recordar e reconstruir o que é tradicionalmente compreendido como cultura sertaneja.
Feira
Expositores de produtos criativos e artesanais reúnem-se aos sábados na feirinha Fuxico no Dragão, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar.
Inscrições
Até sábado (15), é possível inscrever-se para a participação no curso “Dados, Cultura e Memória: territórios populares contam histórias através de dados”, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Auditório do Dragão do Mar. As inscrições, com limite de 40 vagas, podem ser feitas via formulário online https://drive.google.
Além disso, o Núcleo Educativo do Museu de Arte do Ceará continua com seleção aberta para dois estagiários em Educação Museal até domingo (16). O edital pode ser conferido no link bit.ly/