Profissionais das UPAs estaduais recebem treinamento de novo ventilador mecânico

Foi realizado na manhã da última sexta-feira (6), um treinamento sobre o ventilador mecânico Inter 5 Plus, que será implantado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais. O treinamento foi ministrado pelo fisioterapeuta do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), Rogleson Albuquerque, para enfermeiros das UPAs. O profissional atua na UTI do hospital e possui expertise no manuseio do equipamento e na assistência a pacientes graves.

O novo equipamento será utilizado para oferecer suporte ventilatório aos pacientes com insuficiência respiratória e outras condições clínicas de maior gravidade, que necessitam de ventilação mecânica e são atendidos nas unidades. O equipamento fornece ventilação invasiva e não invasiva para pacientes neonatais, pediátricos e adultos.

“Esse ventilador mecânico é muito benéfico para oferecer suporte ventilatório invasivo e não invasivo aos pacientes de maior gravidade, tanto pediátricos quanto adultos. Acreditamos que promover uma capacitação para o manuseio adequado é fundamental para minimizar os riscos assistenciais, além de diminuir custos com possíveis avarias por manuseio inadequado do equipamento”, explica Talyta Martins Neves, analista de Educação Permanente das UPAs.

Na ocasião, os participantes aprenderam a manusear o equipamento. Posteriormente os profissionais irão multiplicar as informações nas suas unidades de origem para os demais enfermeiros e médicos. Além de aulas presenciais, os profissionais também aprofundam o assunto por meio de vídeo-aula.

No total, serão implantados 23 ventiladores para atender as seis UPAs estaduais, de acordo com a necessidade, e somados aos equipamentos já existentes nas unidades.

1 COMMENTS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados