Pagamentos recorrentes via Pix devem tornar a proteção de dados, automação e visibilidade prioridades estratégicas, segundo análise da ManageEngine
Já consagrado como um dos principais meios de pagamento no Brasil e uma referência mundial, o Pix cada vez mais ganha novas usabilidades. A mais recente é o Pix Automático, uma modalidade para quitação de contas recorrentes, como energia, água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas. Ferramentas como essas trazem consigo novos desafios para a segurança dos dados e das transações realizadas, que precisam mobilizar tanto empresas quanto autoridades e usuários.
Em operação desde novembro de 2020, o Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro e reforçou a visão do país como um local de inovação em meios de pagamentos. Dados do Banco Central apontam que, no fim de maio, o Pix acumulava 175,47 milhões de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas. Ainda de acordo com a autoridade monetária brasileira, só no mês de abril o sistema superou a marca de R$ 2,677 trilhões movimentados.
Tamanho volume de dinheiro e dados pessoais envolvidos nas operações com Pix tornam o sistema um alvo cobiçado por criminosos, tanto por meio de ciberataques quanto a partir de táticas que visam enganar o usuário.
“Desde o começo de março o Banco Central vem implementando uma série de mudanças que visam dar mais segurança às operações feitas pelo sistema de pagamentos instantâneos. No entanto, a experiência mostra que grupos criminosos sempre conseguem encontrar brechas novas, já que cada nova usabilidade traz consigo não apenas um novo recurso à disposição dos usuários, mas também abre uma nova porta para possíveis golpes e ataques”, explica Tonimar Dal Aba, gerente técnico da ManageEngine, divisão da Zoho Corporation que oferece soluções de gestão de segurança e operações de TI.
Ainda segundo Dal Aba, a entrada em cena do Pix Automático coloca o sistema financeiro brasileiro em uma fase em que a cibersegurança será o diferencial entre eficiência e vulnerabilidade.
Tecnologia como aliada contra fraudes
Para garantir a confiança dos usuários e a integridade das transações via Pix, o especialista da ManageEngine ressalta que as instituições financeiras precisarão investir em tecnologias que ofereçam visibilidade em tempo real, controle de acesso rigoroso e capacidade de resposta rápida a qualquer tipo de anomalia.
Dal Aba sublinha que o uso estratégico de tecnologias para monitoramento de ambientes críticos, gestão de acessos privilegiados e automação de processos de TI já trouxe resultados significativos para o setor financeiro. Segundo ele, o monitoramento contínuo e ferramentas de detecção de anomalias podem reduzir transações fraudulentas em até 40%. Ao mesmo tempo, tecnologias de controle de acesso privado são capazes de diminuir em 50% as violações de dados financeiros.
Em relação à gestão de serviços, Dal Aba ressalta ainda que é possível um ganho da ordem de 40% no processamento de transações a partir de ferramentas que otimizam a gerência de infraestrutura e a resposta a incidentes, e uma melhora de até 30% na disponibilidade de serviços com o uso de recursos para identificação e resolução de falhas na infraestrutura.
Para o especialista da ManageEngine, o Pix automático não é apenas uma evolução no meio de pagamento, mas um sinal claro de que a transformação digital precisa ser acompanhada de estratégias robustas de cibersegurança e governança de TI.
“As instituições que estiverem preparadas com visibilidade operacional e processos automatizados estarão melhor posicionadas para liderar essa nova fase da inovação no sistema financeiro brasileiro”, completa Dal Aba.
Sobre a ManageEngine
A ManageEngine é uma divisão da Zoho Corporation que oferece soluções abrangentes de gestão de segurança e operações de TI para organizações globais e fornecedores de serviços geridos. Empresas estabelecidas e emergentes – incluindo 9 em cada 10 organizações da Fortune 100 – confiam nas ferramentas de gestão de TI em tempo real da ManageEngine para garantir o desempenho ideal da sua infraestrutura, incluindo redes, servidores, aplicações, endpoints e muito mais. A ManageEngine possui 18 data centers, 20 escritórios e mais de 200 parceiros de canal em todo o mundo para ajudar as organizações a alinhar seus negócios com a TI. Para obter mais informações, visite o site da empresa, siga o blog, LinkedIn e Instagram.
Crédito da foto: Freepik
Fonte: Marcelo Canquerino


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