Palestra gratuita sobre Soft Skills acontece no dia 25 de outubro no auditório da CDL de Fortaleza

O encontro é voltado para gestores e colaboradores que desejam entender mais sobre a importância de desenvolver habilidades interpessoais no ambiente de trabalho. Segundo o palestrante João Cambraia, em um mundo onde as tarefas técnicas podem ser automatizadas, as soft skills se destacam como o diferencial humano.

 

De acordo com o relatório para o futuro de trabalho de 2023, o Fórum Econômico Mundial destacou, a partir de uma extensa pesquisa, várias habilidades interpessoais que estão sendo demandadas pelas empresas. São elas: curiosidade e aprendizagem ao longo da vida, resiliência, flexibilidade, agilidade, motivação e autoconsciência. Essas habilidades comportamentais são mais conhecidas no ambiente corporativo como soft skills, ou seja, atributos pessoais que influenciam diretamente a maneira como as pessoas interagem umas com as outras e com o ambiente de trabalho.

 

O que poucos sabem é que o teatro desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de soft skills, como destaca João Cambraia, ator, diretor de teatro e cinema, humorista e músico. Para ele, a arte e a criatividade têm o poder de revelar o melhor das pessoas, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. No dia 25 de outubro, às 19h30, no Auditório da CDL de Fortaleza, João Cambraia vai aprofundar esses temas na palestra gratuita “Soft Skills Manual Humano”.

 

Os participantes terão a oportunidade de entender como o teatro promove o desenvolvimento de uma comunicação clara e eficaz, tanto verbal quanto não-verbal, a partir de experiências artísticas e sociais. Ao vivenciar diferentes personagens, é possível experimentar como essa atividade amplia a capacidade de se colocar no lugar do outro, estimulando a empatia e a compreensão das emoções humanas.

 

“Além disso, os presentes irão vivenciar na prática como o teatro, sendo uma atividade colaborativa, valoriza a interação e a cooperação para o sucesso coletivo, ao mesmo tempo que incentiva a improvisação e a adaptação diante do inesperado, aprimorando a habilidade de resolver problemas em tempo real”, reforça o palestrante.

 

Diferencial humano

 

Durante a palestra, João Cambraia vai explicar que, ao contrário das hard skills, que são competências técnicas e específicas para uma função, as soft skills envolvem habilidades que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, pois ajudam a criar um ambiente colaborativo e produtivo. Ele vai destacar, por exemplo, a importância de se trabalhar a comunicação eficaz, a empatia, a resolução de problemas, a liderança e a adaptabilidade, tudo isso por meio do teatro.

 

“Em um mundo onde as tarefas técnicas podem ser automatizadas, as soft skills se destacam como o diferencial humano. No contexto profissional atual, as empresas buscam não apenas funcionários que sejam tecnicamente competentes, mas também aqueles que saibam lidar com desafios interpessoais, que se adaptem às mudanças e que contribuam para a cultura organizacional de forma positiva”, explica.

 

A palestra é voltada para quem deseja aprimorar as competências que vão além das funções técnicas, com foco no desenvolvimento profissional, uma vez que isso impacta diretamente na capacidade de colaborar com colegas, resolver problemas de forma criativa e se adaptar a mudanças. No entanto, como explica João Cambraia, o encontro também é voltado para os gestores, pois eles não só precisam também ter essas habilidades bem desenvolvidas, como podem ainda identificar e fomentar essas competências entre seus colaboradores.

 

“Um gestor que entende a importância da comunicação, da empatia e da resolução de conflitos consegue criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, onde os funcionários se sentem valorizados e motivados. Além disso, o gestor com soft skills bem desenvolvidas é capaz de inspirar e engajar sua equipe, promovendo um clima organizacional saudável e voltado para o crescimento”, reforça.

 

SOBRE O PALESTRANTE

João Cambraia é diretor e ator de teatro e cinema, além de membro da ABD/PI (Associação Brasileira de Documentarista e Curta-metragista do Piauí) e presidente do Ponto de Cultura “Cultura é a Nossa Praia”, também no Piauí. João tem uma filmografia com documentários como Tambor de Crioula, A Fábrica, Samba de Cumbuca, Seca de 83, Coisa de Nego, O Abandono e Melhor Idade. Entre seus filmes de curtas-metragens destacam-se Naum se Pode, A Dama de Branco, Cidade dos Milagres, O Mundo Mercado Central e Iara, Mãe D’Água. No teatro, atuou em produções como Medéia, A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, Ataliba o Vaqueiro, Átomos e O Outro Lado de Lampião. Também possui experiência em shows de humor, incluindo o stand-up comedy É Tudo Verdade e o recital Arriégua – Causos e Poesia Nordestina.

 

SERVIÇO

Palestra Soft Skills Manual Humano, com João Cambraia – Dia 25 de outubro de 2024, às 19h30, no Auditório da CDL de Fortaleza (Rua 25 de Março, 882, Centro – Fortaleza/CE). Informações: (86) 99424-2081 e (85) 99704-1061. ACESSO GRATUITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados