A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciando sua programação natalina, promoveu atividade de “palhaçoterapia” nos dias 3 e 4 de dezembro para os pacientes do equipamento.
“A palhaçoterapia é uma atividade complementar no tratamento do paciente por meio da arte. O riso alivia o sofrimento, melhorando a qualidade de vida. A equipe da Casa busca trazer atividades lúdicas para proporcionar maior bem-estar ao paciente e diminuir o tempo de internação. Esses estímulos fazem a diferença para quem cuida e para quem está sendo cuidado”, explica o médico da CCC, Leonardo Rodrigues.
A atividade foi proporcionada pelo “Projeto Nariz”, desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza. Na ocasião, a CCC recebeu alunos do do curso de Medicina.
O projeto tem o intuito de trazer um novo olhar sobre o cuidado com o paciente para estudantes e profissionais da área da saúde com atividades voltadas à humanização, utilizando artes e terapias alternativas, em especial a palhaçoterapia.
Na ocasião, estudantes vestidas de palhaço conversaram com pacientes, conheceram o perfil e a história deles, aliando humor e sensibilidade. “Buscamos mudar a rotina dos pacientes, que vivem isolados em seus leitos, proporcionando conforto e tornando a internação mais leve”, diz a estudante Luana Luna, que cursa o quinto semestre de Medicina e participa desde o primeiro semestre do projeto.
A professora orientadora do projeto, Márcia Marinheiro, afirma que a iniciativa busca desenvolver o lado humanizado dos futuros profissionais. “Fazemos essa trilha de humanização ao final de cada semestre para que o estudante possa vivenciar o outro lado da Medicina, fortalecendo a humanização que é uma política pública. O momento também serve como treinamento de novas habilidades como empatia e escuta ativa, para além da parte técnica vista nos livros”.
“A alegria proporcionada pela palhaçoterapia ajuda a melhorar a saúde mental, aliviando o estresse, tristeza e ansiedade, trazendo benefícios ao tratamento dos pacientes. Fiz o convite à equipe da Universidade para enriquecer os grupos terapêuticos que já existem na Casa de Cuidados”, complementa a coordenadora de terapias multidisciplinares da CCC, Aryadne Marques.
A cuidadora Vitória Silva, 24, acompanhou a ação e percebeu que o ato deixou o paciente acompanhado por ela bastante emocionado. “Meu paciente não consegue falar, devido às condições de saúde dele, mas vi as lágrimas descendo dos olhos dele, principalmente com as músicas que o fizeram relembrar da infância”, disse.
“Percebi ele muito atento, o que não é tão comum. Foi um momento muito bom de lazer, não só para a gente que cuida, mas também para os pacientes, até fiz um vídeo e enviei para a família dele, que ficou super feliz por vê-lo também alegre. A equipe está de parabéns pela iniciativa”, conclui.
A Casa de Cuidados do Ceará destaca-se pela proposta de humanização, transição de cuidados e desospitalização. Atualmente a unidade conta com 130 leitos.


QQ88 – Sân chơi cá cược an toàn, minh bạch và chuyên nghiệp. Tận hưởng slot nổ hũ, bắn cá, casino và hàng trăm ưu đãi dành cho hội viên.
Yo, check out Arionplay! Solid platform for some chill gaming sessions. Easy to navigate and good selection. I’m hooked! Learn more here: arionplay