Fim de ano na CAIXA Cultural Fortaleza: confira quando visitar a exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto”

Com as festividades de Natal e Réveillon, a exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto” em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza terá horários especiais de visitação. A mostra celebra os 120 anos de nascimento da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) e sua abordagem inovadora no tratamento da saúde mental por meio da arte e do afeto.

Na semana que antecede o Natal, a exposição poderá ser visitada até o dia 21 (domingo). Entre o Natal e o Ano Novo, estará aberta de 26 (sexta-feira) a 28 de dezembro (domingo). A mostra, reabre novamente no dia 02 de janeiro (sexta-feira) e permanecerá em cartaz até o dia 1º de março. De terça a sábado, o horário de visitação é das 10h às 20h. Aos domingos e feriados, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

A exposição

“Nise – A Revolução pelo Afeto” aborda o papel revolucionário de Nise da Silveira, o contexto histórico e o trabalho desenvolvido no ateliê. Em exposição, 157 obras de 11 artistas, incluindo pinturas, desenhos, fotografias, gravuras e esculturas, além de publicações e documentos históricos do Museu de Imagens do Inconsciente, do Rio de Janeiro. As obras assinadas por alguns dos “clientes” – forma como a psiquiatra se referia aos seus pacientes –, dialogam com artistas convidados.

A exposição está dividida em três partes que exploram a vida e o trabalho da psiquiatra. A seção “Contexto, Dor e Afeto” apresenta a origem da abordagem terapêutica de Nise e o contexto dos tratamentos psiquiátricos da época. Em “Nise – Ser Mulher, Ser Revolucionária”, a psiquiatra é destacada como uma figura inspiradora e detalha sua metodologia de tratamento com a arte. “O Atelier” simula o ateliê de Nise, reunindo obras de seus clientes e de artistas, e revelando como o afeto se transformou em metodologia científica para a reabilitação.

Entre os documentos expostos, estão cartas que a médica trocou com Carl G. Jung. Em 1954, Nise da Silveira enviou a Jung fotos de pinturas de seus pacientes. Para o fundador da psicologia analítica, as mandalas expressavam o potencial autocurativo da psique.

Nise da Silveira

Nise da Silveira (1905–1999), alagoana, foi uma psiquiatra pioneira que transformou o tratamento da saúde mental no Brasil. Primeira mulher em sua turma na Faculdade de Medicina da Bahia, rejeitou práticas violentas como eletrochoque e lobotomia, apostando em abordagens humanas baseadas no afeto e na expressão artística. Fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, valorizou a arte como caminho de cura e autoconhecimento, tornando-se referência na defesa da dignidade e inclusão das pessoas com sofrimento psíquico.

Serviço:

[Artes Visuais] Exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto”

CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema

Visitação: Até 1º de março de 2026

Horários: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h

Período de Natal e Ano Novo: Fechado de 22 a 25 de dezembro e de 29 de dezembro a 1º de janeiro.

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: Site: CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalfortaleza

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil

5 thoughts on “Fim de ano na CAIXA Cultural Fortaleza: confira quando visitar a exposição “Nise – A Revolução pelo Afeto””

  1. Sân chơi QQ88 hội tụ đầy đủ game cá cược hot hiện nay với giao diện thân thiện, dễ chơi, phù hợp cả người mới và cược thủ lâu năm.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top