A sexta edição do Festival Elos movimentou o final de semana da capital cearense e reuniu uma verdadeira pluralidade cultural e artística nas areias da Praia de Iracema. Gratuito, o evento aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, contando com a participação de grandes atrações da música popular brasileira e encontros especiais da música cearense.
No sábado (23), o público vivenciou o “Alceu Dispor”, show de Alceu Valença, que reúne sucessos como “La Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana”, “Táxi Lunar”, “Coração Bobo”, entre outros hits. A programação contou também com o carnaval de Farra na Jangada, Pra Quem Gosta É Bom, Bloco Mambembe e Luxo da Aldeia, com um repertório cheio de brasilidades, O Cheiro do Queijo, Zé de Guerrilla, Carú Lina e Mateus Fazeno Rock, com o “Baile Sound Circo”, e Juliana Linhares, Khrystal e Josyara, que trouxeram o Rio Grande do Norte e a Bahia para dentro do Ceará, celebrando o Nordeste.
O domingo (24), veio cheio de expectativas pela chegada de Liniker, que desembarcou em Fortaleza com sua turnê “Caju”. A cantora reuniu mais de 70 mil pessoas extasiadas com a apresentação e encantadas por sua arte. O número já é considerado o maior da turnê até o momento e um dos maiores da carreira da artista. O público entoou os principais sucessos do disco como “Tudo”, “Popstar”, “Febre” e claro, a faixa mais ouvida das plataformas digitais, “Caju”.
Além da cantora, o palco foi abrilhantado pelo projeto Samba e Água Fresca, que trouxe Dipas, Gabi Nunes, Belinho e Theresa Raquel em um verdadeiro encontro do samba cearense. A drag queen Mulher Barbada apresentou seu espetáculo “Bárbara!”, fruto de álbum que estreou em 2024, com muito rock e R&B, levando ao palco ainda o talento de Camaleoa e Agê como participações especiais.
A noite foi encerrada com um encontro marcante de gerações para os amantes de forró. As cantoras Bete Nascimento, Daniella Campelo, Iara Pâmela e Vanessa A Cantora, proporcionou um verdadeiro espetáculo com grandes sucessos do gênero, como “A praia”, “Lindos Momentos” e “Meu vício”.
Além das programações musicais, o público também pôde desfrutar da Arena Elos e da Estação Marítima, que contaram com espaços com feiras de artesanato e atividades esportivas na água, respectivamente.
“Tivemos nossa maior edição e estamos muito felizes com tudo que desenvolvemos. Foram dois dias de muita alegria, cultura e valorização da arte, proporcionando shows incríveis de forma gratuita, no lugar mais democrático da cidade, a praia. O Elos é uma potência que só cresce a cada edição”, destaca Paulo Victor Feitosa, idealizador e diretor do Festival Elos.
Por falar em crescimento, a sexta edição do Elos foi marcada por duas grandes novidades: as estreias do Elos Acelera e do Elos Instrumental. O primeiro trata-se de uma plataforma de encontros e negócios entre artistas e programadores de festivais nacionais e internacionais. Fortaleza recebeu 20 curadores que, nos dias 21 e 22 de novembro, assistiram showcases e participaram de rodadas de negócios para conhecer os artistas cearenses selecionados em convocatória. Já o Elos Instrumental reuniu oito shows de música instrumental, dos mais variados estilos, indo do chorinho ao experimental.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel Distribuição Ceará e Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, o Festival Elos é realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR. Conta com apoio do Ceará Criativo e produção da Peixe-Mulher e Rocks Produtora, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.
Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Quitanda Soluções Criativas
Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
Hi friends, how is the whole thing, and what you would like to say on the topic of this article, in my view its in fact
amazing for me.