Espetáculos de teatro, dança e música nesta quinta-feira (20/abril) no Teatro Dorian Sampaio, em Maracanaú

Com espetáculos de teatro, dança e música, termina nesta quinta-feira, 20 de abril, a temporada do projeto de Ocupação do Teatro Dorian Sampaio, com programação gratuita a partir das 18 horas. No palco, Arreios Cia. de Dança, de Trairi, com o espetáculo “Caiçara, entre linhas e redes”, grupo Desequilibradoz, de Maracanaú, com “A princesa e o sapo”, CorpoMudança, companhia de dança do Instituto Katiana Pena, de Fortaleza, apresentando “D’Kebrada – Memórias de um Território” e, para encerrar, show musical com o Grupo Marimbas de Maracanaú. Voltada prioritariamente para escolas, a programação é aberta ao público em geral e o acesso é gratuito.

O projeto é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Prefeitura Municipal de Maracanaú, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Produção Marco Zero. Produção Executiva: Cinco Elementos Produções. Agradecimento: Enel.

Fundado há 18 anos, o Dorian Sampaio, equipamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú, é hoje um dos teatros mais novos e bem estruturados da Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade para 380 pessoas na plateia.

OS ESPETÁCULOS DO DIA 20 DE ABRIL

 

Arreios Cia. De Dança em “Caiçara, entre linhas e redes” – O mar é um convite à contemplação, à pesca, à festa e à reza. Mar de corpos mestiços, caiçaras, afro-indígenas cearenses, casa de Iemanjá, a grande mãe genitora. Mar de sentidos profundos, de ondas efêmeras que levantam, descem, avançam e recuam, anunciam e revelam, escondem e mostram. Mar que oferta e retira, que presenteia, mas que exige reverência. Mar adentro… Beira-mar… Mar de amares, amores e margens. Território que flui, conflui e gera. Lugar das travessias, dos encontros e das sagradas transformações. Traz o vento desse mar caiçara, traz a folia! Chama Odoyá para nos visitar caiçara, traz a mãe dos peixes! Arrasta a rede e festeja a tua esperança caiçara, traz a benção e a proteção dos encantados! Traz teu landuá, reparte com a gente caiçara!

Desequilibradoz em “A princesa e o sapo” – Inspirado na obra dos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm Grimm), “A princesa e o sapo” é uma viagem que nos convida a transpor a barreira entre o real e o imaginário, adentrando no universo lúdico que será construído a partir do diálogo dos narradores com o público O Grupo Desequilibradoz de forma cômica, traz um espetáculo interativo e dinâmico que a partir de elementos simples, transforma a narrativa em cena, tornando o espaço cênico um lugar onde tudo é possível, até sonhar independente de idade.

CorpoMudança em “D’Kebrada – Memórias de um Território” – É na quebrada do bairro que a gente cria a nossa dança. Ela nos dá inspiração. E dessa quebrada urbana periférica queremos revelar as origens que remetem à vinda do campo de nossas famílias e à morada local marcada por um cenário de açudes, carnaúbas, coqueiros, olhos d’água e a paz de nossos primórdios. Diante dela, como diante de um espelho, zarpamos rumo a nossa memória, onde nasce nossa história. Nosso giro se dá no sentido de conectar os tempos idos, os vividos e os vindouros, intercruzando gerações distintas que se encontram na mesma região compartilhada. Porque estamos convictos de que somos o que a memória não nos deixa esquecer, porque uma vez refletida em nós, ela, a memória, faz erguer nosso olhar, que se projeta do corpo para um vasto horizonte de expectativa.

Marimbas de Maracanaú – O Curso de Iniciação Musical Infantil surgiu do trabalho com música instrumental desenvolvido a partir de 1996 pelos professores Rogério Correia e Sandro George, no Município de Maracanaú, Ceará. Em 2003 passou a ter o formato de uma orquestra de percussão e a chamar-se Grupo Marimbas. Seus principais instrumentos: marimba, xilofone, vibrafone e glockenspiel, e com eles o Grupo Marimbas de Percussão Sinfônica realiza apresentações variadas com um repertório de arranjos-releituras próprias, caminhando com liberdade entre a música popular, a música contemporânea e erudita.

PROGRAMAÇÃO – DIA 20/04

18h – Arreios Cia. de Dança (Trairi). Espetáculo: Caiçara, entre linhas e redes

18h30 – Grupo Desequilibradoz (Maracanaú). Espetáculo: A princesa e o sapo

19h30 – CorpoMudança (Fortaleza). Espetáculo: D’Kebrada, Memórias de um Território

20h30 – Grupo Marimbas de Maracanaú (Maracanaú)

SERVIÇO

Ocupação do Teatro Dorian Sampaio – Entre 28 de março e 20 de abril de 2023 em Maracanaú, Ceará. Endereço: Centro Cultural Dorian Sampaio (Rua Edson Queiroz, 5, bairro Colônia Antônio Justa). Instagram: @ocupacaoteatrodoriansampaio. Informações: (88) 99970-1973.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados