Especialista compartilha dicas para evitar acidentes na academia

Quando se trata de um espaço focado na saúde, como uma academia, entre as principais preocupações de um gestor está garantir que seu empreendimento seja um espaço agradável e seguro para seus colaboradores e visitantes. Visando auxiliar dirigentes e proprietários a evitar acidentes em academias, o Grupo AYO compartilha algumas dicas valiosas para promover o bem-estar nesses locais.

 

’’É importante ressaltar que a maioria dos acidentes pode ser prevenida através de boas práticas da equipe, manutenção adequada dos espaços e acompanhamento durante o treino. Para garantir maior segurança, é recomendável que os alunos recebam o acompanhamento básico de profissionais qualificados, e que também certifiquem-se de que os aparelhos estejam devidamente posicionados’’, explica Júlio César Chaves Nunes Filho, Profissional De Educação Física, Gerente do Grupo AYO.

 

Acidentes mais comuns

 

Quedas relacionadas à baixa pressão arterial ou ocasionadas por pisos escorregadios são alguns dos acidentes mais comuns que ocorrem em academias. E, ainda, machucados causados pelo mau uso de equipamentos e lesões devido à execução inadequada de exercícios são recorrentes.

 

Para reduzir esses riscos, a presença de um profissional qualificado é crucial. Muitas pessoas optam por treinar sozinhas, mas contar com a assistência de um profissional que compreenda os treinos e saiba operar as máquinas é uma medida preventiva importante.

 

Equipamentos em boas condições

 

Outra medida é garantir que todos os usuários estejam usando os equipamentos corretamente e seguindo propriamente as instruções de segurança. É fundamental verificar regularmente os aparelhos para assegurar que estão em boas condições de uso, evitando qualquer dano ou peças soltas. Além disso, investir em equipamentos de qualidade e realizar manutenções periódicas são essenciais para garantir a segurança dos usuários.

 

Avaliação física

 

Uma avaliação física realizada por um profissional de educação física é um procedimento rotineiro que oferece inúmeros benefícios. Por meio dessa avaliação, é possível coletar informações sobre o corpo, a saúde e o desempenho físico dos alunos, além de identificar fatores de risco e diagnosticar pontos fortes e fracos. Na AYO, por exemplo, é oferecido o AYO-Check, um acompanhamento próximo e periódico, com feedback, avaliação de resultados e troca de treinos, o que proporciona uma maior segurança e progresso para os alunos.

 

O que fazer em situações de acidentes

 

Caso ocorra um acidente na academia, é fundamental manter a calma e prestar a devida assistência à pessoa envolvida. Ter um kit de primeiros socorros disponível pode ser de grande ajuda em situações de emergência. Mesmo em incidentes aparentemente menores, é imprescindível que um profissional esteja sempre ao lado do aluno, demonstrando cuidado e atenção à situação.

 

’’Em nossos espaços sempre prezamos por essa segurança, desde a compra de equipamento de alto padrão até o treinamento da equipe que vai estar ali com os alunos. É super importante para que possamos entregar sempre um local seguro e cheio de benefícios para a saúde’’, comenta Sasha Reeves, CEO do Grupo AYO.

1 COMMENTS

  1. Meilleure application de contrôle parental pour protéger vos enfants – Moniteur secrètement secret GPS, SMS, appels, WhatsApp, Facebook, localisation. Vous pouvez surveiller à distance les activités du téléphone mobile après le téléchargement et installer l’apk sur le téléphone cible.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados