Eleições movimentam sucessão da Associação Cearense de Imprensa no ano do centenário

Chapa 1, “ACI a + de 100”, reúne comunicadores progressistas e se posiciona para manter entidade como referência na luta por inclusão, diversidade e Democracia. Em 14 de julho de 2025 serão 100 anos de existência

Duas chapas estão concorrendo às eleições da Associação Cearense de Imprensa (ACI), pleito marcado para o dia 6 de junho deste ano. Isso vai acontecer por conta de uma disputa entre duas visões de mundo distintas. A Chapa 1, denominada “ACI a + de 100”, reúne jornalistas, radialistas e gráficos que acreditam no poder da comunicação e querem comandar a Casa do Jornalista na efeméride dos seus 100 anos de existência, em 14 de julho de 2025. Também na disputa, está inscrita a Chapa 2 – ACI Centenária.

Duas gerações de jornalistas vão marcar presença na direção da entidade pela Chapa 1. O candidato a presidente é Eliézer Rodrigues, ex-repórter de O Povo, Diário do Nordeste e chefe de reportagem nos dois principais impressos do Ceará. Como vice, a escolhida pelo coletivo de 24 integrantes é a jornalista e professora Márcia Catunda, profissional da nova geração, é mestra em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com experiência em assessoria de imprensa, revista e portal.

Integrantes

Confira a composição completa da Chapa ACI a + de 100:

Presidente: Eliézer Rodrigues

Vice-Presidente: Márcia Catunda

1ª secretária: Mara Cristina

2ª secretária: Maria Goretti Lima

1º tesoureiro: Salomão de Castro

2º tesoureiro: Maurício Lima

Diretor de Comunicação: Márcio Rodrigues

Diretor de Patrimônio: Antônio Galdino

Diretor de Biblioteca e Hemeroteca: Miguel Ângelo “Nirez”

Diretor de Atividades Sociais e Culturais: Bernardo Lucas

Suplentes: Sheila Raquel e Laila Coelho

Conselho Fiscal: Titulares – Rita Silveira, Alberto Perdigão, João de Deus Girão

Suplentes – Flávio Vasconcelos, João Ferreira, Antonio Edísio

Comissão de Ética: Wilame Moura, Carmina Dias, Maria Elias Soares, Mirton Peixoto, Rosa Sá, Gutemberg Figueiredo

IMPORTANTE: No caso da Comissão de Ética, a votação é nominal. Cada associado poderá votar em até cinco candidatos/as. A Chapa ACI a + de 100 apresentou 6 candidaturas, de forma paritária (3 homens e 3 mulheres).

Convite

Não vota? Não é associado? Não tem problema. O importante é que você conheça o perfil da Chapa “ACI a + de 100!”. Todos os seus componentes têm um compromisso sólido: maior valorização da comunicação em todo o Estado do Ceará. A chapa tem como compromisso solidificar a Casa do Jornalista como entidade da linha de frente para a defesa de valores como a Democracia, a inclusão no poder do coletivo e da diversidade, além de respeitar a história mais recente e engajada da entidade.

Um grupo formado por profissionais em torno de propostas factíveis para seguir no rumo de uma entidade séria e responsável, respeitando a retomada da histórica ex-presidente Ivonete Maia, que dirigiu a entidade a partir de 2008. Desde então, uma série de gestões luta por democratizar as ações e se inserir nos temas relevantes da sociedade cearense.

3 thoughts on “Eleições movimentam sucessão da Associação Cearense de Imprensa no ano do centenário”

  1. No long roads.
    No overexplaining.
    Only what matters, when it matters.

    Fresh signals.
    Clear mechanics.
    Moments that feel right — not forced.

    This is where rhythm meets timing,
    and timing quietly turns into advantage.

    You scroll — you get it.
    You stay — you feel it.

    https://t.me/s/portable_1WIN

    Slide in.
    Catch the flow.
    Stay where momentum lives.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top