Seminários, oficinas, feira de empreendedorismo, shows, performances, ballroom, DJs, desfiles, literatura e cinema marcam a programação do evento, que acontece de 18 a 20 de dezembro. Entre as atividades, nesta quinta, às 13h, começa o Seminário Estadual de Enfrentamento à LGBTIfobia no futebol.
Com o tema “Vidas em movimento, orgulho que sustenta”, o 2º Festival Ceará da Diversidade tem início nesta quinta-feira (18) e segue até sábado (20), com programação gratuita distribuída entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Hub Cultural Porto Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes, a sede da Secretaria da Diversidade (Sediv) e o Hotel Amuarama. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Sediv e da Secretaria da Cultura (Secult), com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e conta com a parceria do Centro Dragão do Mar, da Escola Porto Iracema das Artes, do Hub Porto Dragão e do Instituto Dragão do Mar (IDM). Como ação solidária, o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Ceará Sem Fome.
O festival tem início na manhã de quinta-feira (18), às 9h, na sede da Secretária da Diversidade, com ações voltadas à construção e ao fortalecimento de políticas públicas. Um dos destaques é a instalação da Comissão Estadual Intergestores da Política LGBTI+, cuja primeira reunião será restrita a gestores municipais e convidados.
No período da tarde, a partir das 13h, ocorrerá o Seminário Estadual de Enfrentamento à LGBTIfobia no futebol, no auditório do Centro Dragão do Mar, com a presença de representante do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à LGBTIfobia nos Estádio . Aberto ao público, o seminário inclui a apresentação teatral “Falando Portugays”, lançamento do Anuário do Observatório da LGBTfobia no Futebol edição 2025 (Dados 2024) pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ e debates organizados em duas mesas temáticas. Das 13h30 às 15h, a Mesa 1 aborda “A pluralidade dentro e fora dos estádios: a diversidade e sua expressão no futebol”, com a participação de Onã Rudá (Presidente da LGBT Tricolor Bahia e Canarinhos LGBTQIAP+ do Brasil), Talita Maciel (Resistência Feminista Tricolor), Beatriz Monteiro (Vozão Pride), Prof. Pedro Silva (Resistência Coral) e Prof. Regis (ANATORG).
Em seguida, das 15h30 às 17h, a Mesa 2 discute “O enfrentamento à LGBTIfobia dentro e fora dos estádios: construindo um futebol seguro para todos”, com a presença de Alessander Sales (MPF/CE),Geobert Harry (Presidente da FCF), Antônio Edvando Elias de França (NUDETOR/MPCE), Emerson Ferretti (Presidente do Bahia), Presidência da CEO do Fortaleza EC, do Ceará SC e do Ferroviário EC e representante de Árbitro (Juiz).
Encerrando o primeiro dia do Festival, às 19h, acontece o Encontro Cearense de Organizadores de Paradas LGBTI+, no Hotel Amuarama. Realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em parceria com a Sediv, o encontro discute o impacto das Paradas da Diversidade na cultura, no turismo e na economia LGBTI+. A atividade é aberta ao público.
Abertura oficial e shows
Nesta sexta-feira (19), a Praça Verde do Centro Dragão do Mar será palco de uma intensa programação cultural e artística. A Feira de Empreendedorismo LGBTI+, espaço dedicado ao protagonismo econômico da comunidade, voltado à geração de renda, visibilidade e autonomia econômica abre a programação às 15h. O espaço reunirá 15 empreendedores mapeados pelo Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, com peças únicas, produtos autorais e iniciativas da economia criativa, sob curadoria que valoriza diversidade estética, inovação, sustentabilidade e representatividade.
Em paralelo, às 15h, o auditório da Escola Porto Iracema das Artes recebe a exibição do filme “Xicas: Travestis na Avenida”, seguida de bate-papo com Bruna Benevides, em atividade aberta ao público. Já a programação musical começa às 16h com discotecagem do DJ Silas. Entre 17h e 18h, a Praça Verde recebe o Desfile “Moda LGBTQIAPN+: Identidade e Resistência” com a Casa de Andaluzia. Na passarela, peças produzidas por alunas do curso de costura e moda 2025.2 da Casa de Andaluzia e dos estilistas Edna Nascimento, Léo Flávio, Keyla Nunes, Ariadna Lacerda, Marchella Souza, Vitor Costa e Jolyne Elisabeth. A partir das 18h, o público vai poder curtir a discotecagem do Coletivo Numalaje. Às 19h, o palco é de Camaleoa com artistas convidados. São eles: Mumutante, Carú Lina, Fabiano Brandão e Di Ferreira.
A abertura oficial do 2º Festival Ceará da Diversidade será às 20h com a presença de representantes da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, além de Bruna Benevides, presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), e outras autoridades. A programação deste dia encerra com o show da cantora Jaloo.
Feira, oficinas e shows
No sábado (20), o festival segue com atividades formativas, debates e atrações culturais em diferentes espaços do Centro Dragão do Mar e no Hub Cultural Porto Dragão. Às 14h, acontecem no Hub Cultural Porto Dragão duas oficinas: “Dança Funk”, com Miky Vitorino, e “IA para Produção de Conteúdo Online”, ministrada por Yuri Lima. No mesmo horário, na Sala 8 do Hub Cultural, ocorrerá Painéis sobre LGBTI+ na Cultura. “Resistência na Literatura LGBTI+” é o tema do painel 1, que reúne Laricia Keury, Talles Azigon, Renan Quinalha e Samuel Lima, com mediação de André Marinho, secretário executivo da Diversidade. Em seguida, será apresentado o painel 2 “Viver de Arte – Caminhos Transversais” com a presença de Beija Aragão e Bento Ben Leite, sob mediação de Dominy Martins. As inscrições para as oficinas e os painéis podem ser realizadas por meio do link disponível no perfil @diversidadece
As atividades na Praça Verde, no sábado, começam também às 15h com a Feira de Empreendedorismo LGBTI+. A programação artística começa às 16h com o Ballroom Diversity. Na sequência, discotecagem da DJ Bugzinha, discotecagem e intervenção artística com DJ Nanny Seven, Supremmas e o Coletivo Divas, show de Suzy Navarro com as artistas convidada Iara Pamella, Aline Mel e Makem, e show de Romero Ferro.
SERVIÇO
2º Festival Ceará da Diversidade – “Vidas em movimento, orgulho que sustenta”
Data: 18, 19 e 20 de dezembro
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão e Escola Porto Iracema das Artes
Sugestão solidária: leve 1 kg de alimento não perecível para fortalecer o Programa Ceará Sem Fome.
Evento gratuito. Mais informações no Instagram @diversidadece


Yo, just signed up on 789taya! Heard it’s the spot for some real action. Gonna see if it lives up to the hype. Fingers crossed for some big wins! Check it out at 789taya.