Com o tema “Reabilitar, Refaunar e Conservar – Ações do presente para o futuro”, Beach Park realiza nova edição da Jornada Sustentável
Juntos por um mundo mais sustentável: de 4 a 8 de novembro, o Beach Park realiza a quarta edição da Jornada Sustentável. Este movimento de ação social tem como foco a educação ambiental. As atividades acontecem no município de Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza, onde o Beach Park está localizado, e na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), em Crateús, a aproximadamente 400 km da capital cearense. O evento é restrito a convidados, incluindo autoridades, parceiros e especialistas em meio ambiente.
A Jornada Sustentável inicia nesta segunda-feira (4) com uma visita exclusiva ao Arvorar, o novo parque do Beach Park que, em breve, será inaugurado para o público em Aquiraz. Dedicado à educação ambiental, pesquisa e conservação da biodiversidade brasileira, o Arvorar oferecerá aos convidados da Jornada uma imersão no projeto “Refauna Arvorar”. Realizado em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), o projeto visa o repovoamento de aves nativas do Ceará que estão ameaçadas de extinção.
Na terça-feira (5), a programação continua no “Azul do Mar”, espaço de eventos do Beach Park, com uma série de palestras e painéis sobre o tema “Reabilitar, Refaunar e Conservar – Ações do Presente para o Futuro”, que terão palestrantes nacionais que são referências em suas áreas de atuação. A abertura contará com uma apresentação do projeto Refauna Arvorar, realizada por representantes do Arvorar e das ONGs Aquasis e Associação Caatinga. Em seguida, o primeiro painel, ministrado por Camila Martins, da Em Prática Consultoria em Educação para Conservação (SP), e Romana Aguiar, coordenadora de Educação Ambiental do Parque Arvorar (CE), abordará o tema “Educação para a Conservação”.
Logo após, será realizada a palestra magna com Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul (MG), que compartilhará sua experiência em conservação. A programação continua com o painel “Reabilitação de Animais Silvestres”, que contará com a presidente do Instituto Fauna Brasil (SC), Vanessa Kanaa, e Fábio Nunes e Weber Girão, da ONG Aquasis (CE). Para encerrar, Marcelo Rheingantz, diretor executivo do Refauna Brasil (RJ), fará a segunda palestra magna do evento com o tema “Preenchendo com vida florestas vazias”.
Durante a manhã dos painéis e palestras, será ainda lançado o Edital Arvorar, que visa financiar projetos que tenham foco em reabilitação de fauna silvestre no estado do Ceará.
Entre os dias 6, 7 e 8, a Jornada Sustentável pega a estrada e vai até Crateús. Os convidados passarão três dias na Reserva Natural Serra das Almas, considerada a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará. No local, gerido pela Associação Caatinga, eles irão conhecer mais uma etapa do Projeto Refauna Arvorar, o local onde algumas espécies contempladas pelo projeto serão reintroduzidas em seu habitat natural, além de participar de diversas outras atividades voltadas para a repovoamento de fauna e preservação de espécies ameaçadas.
Também irão participar de uma roda de conversa sobre o projeto de conservação do Periquito Cara-suja e projeto Refauna e de uma edição especial do “Passarinhar Serra das Almas”, uma caminhada especial de observação de aves, que proporciona uma verdadeira imersão na biodiversidade da região.
A relação do Beach Park com a Reserva Natural Serra das Almas já é antiga. Há três anos, o Beach Park inventaria e compensa suas emissões de carbono. E no ano passado, o Grupo recebeu o Selo ‘Protetor da Serra das Almas – categoria Onça Parda’, da Associação Caatinga, por compensar suas emissões por meio da adoção de 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas.
O encerramento será realizado na sexta-feira (8), com uma ação educativa voltada para os estudantes das escolas públicas do Porto das Dunas, Aquiraz. Eles irão até o Pátio de Compostagem do Beach Park para conhecer o projeto Mãos à Horta. Crianças e jovens terão a oportunidade de aprender sobre cultivo orgânico, compostagem, reciclagem e a importância de uma alimentação saudável e sustentável. As atividades não apenas promovem a educação ambiental, mas também fortalecem a cooperação e a responsabilidade social entre os alunos.
“A Jornada Sustentável é uma oportunidade de inspirar mudanças reais. A sustentabilidade é possível e acessível para todos, e juntos podemos construir um futuro mais verde e próspero”, enfatiza Raíssa Bissol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.
I used to be recommended this website through my cousin. I am not certain whether this put up is
written through him as nobody else recognize such specified approximately my problem.
You are incredible! Thank you!
Hello, I check your new stuff regularly. Your humoristic style is awesome, keep up
the good work!
Howdy! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me
of my good old room mate! He always kept chatting about this.
I will forward this article to him. Fairly certain he will have a good read.
Many thanks for sharing!
Thanks for sharing your thoughts about theyavue. Regards