Carnaval traz oportunidade de aumento de vendas no varejo; saiba como a comunicação digital com o cliente pode ajudar

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou no início da semana uma projeção indicando que o Carnaval de 2025 deve gerar R$ 12,03 bilhões em receitas. Esse valor representa um crescimento de 2,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, já considerando o ajuste pela inflação. O período traz oportunidade para pequenos e grandes negócios, principalmente de setores como moda e acessórios, cosméticos e alimentação. Para aproveitar o momento favorável, as marcas pretendem investir na comunicação digital para fidelizar e atrair clientes.

O trabalho  para impulsionar as vendas deve começar antes e se estender para os meses seguintes. Para isso, as empresas  têm apostado cada vez mais em boas estratégias de comunicação com o cliente e experiências conversacionais, como uma saída eficiente e econômica.

 

Criar uma relação estável com os consumidores vai além da simples interação de compra e venda, mas também é um momento para conhecer melhor o público e oferecer a ele suporte para que a experiência de atendimento seja a melhor possível. “Empresas de diversos segmentos têm apostado no atendimento automatizado, que pode ser feito por diversos canais, como o e-mail, o WhatsApp e mensagens de SMS e RCS, que hoje agregaram recursos interessantes como imagens à comunicação com o cliente.” É o que explica Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da Infobip, plataforma global de comunicações em nuvem.

 

Antes de começar o Carnaval, as empresas que pretendem usufruir do feriado para incrementar as vendas podem contatar clientes em potencial e já estabelecer comunicação. Ferramentas como os chatbots são úteis para o envio de mensagens, que podem ir desde promoções, até contatos para recuperação de carrinhos abandonados.

 

Qual canal de comunicação escolher?

 

“As empresas podem lançar mão de pesquisas de satisfação para traçar um perfil de seus clientes usando ferramentas conversacionais. Desta forma, é possível entender melhor quais são as preferências de cada um, o que eles buscam em termos de produtos e serviços, por quais os canais de comunicação preferem estabelecer contato e fazer compras. Tudo isso auxilia na hora de oferecer experiências personalizadas”, detalha Giovanna.

 

O WhatsApp continua sendo o canal predileto pelos brasileiros para comunicação com as marcas. De acordo com uma pesquisa da Infobip feita no Brasil em 2024, 85% preferem o aplicativo. Outro canal que merece atenção é o RCS, uma alternativa ao SMS que oferece recursos multimídia para além do texto. De acordo com estudo recente da empresa,  o tráfego de RCS aumentará em 300 bilhões de mensagens nos próximos cinco anos. “A partir dele, os varejistas conseguem incrementar suas estratégias com fotos e vídeos de produtos, por exemplo. Em épocas como esta, esse tipo de ferramenta é muito útil.”

 

Interações digitais ganham força entre os consumidores

 

O atendimento humano, apesar de ainda ser o preferido de muita gente, vem perdendo força diante das facilidades e eficiência das interações digitais. Segundo a mesma pesquisa, 43% dos entrevistados gostam de conversar com chatbots. O dado mostra que as pessoas estão se tornando cada vez mais abertas a esta tecnologia. Se empregada da maneira correta, pode trazer diversos benefícios e ajudar em períodos de maior demanda — como feriados e datas importantes para venda.

 

Pensar em datas comemorativas que já são sinônimo de consumo exige estratégia e planejamento para que as empresas conquistem novos clientes, mas também desenvolvam uma relação duradoura. “Investir em tecnologia multicanal tornou-se praxe de qualquer setor. Novas tecnologias podem se tornar boas aliadas. Ao lado das ferramentas tradicionais, as empresas conseguem atingir objetivos sólidos de comunicação com o cliente que se converte em resultados que vão além do Carnaval”, finaliza Giovanna.

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