Aproveite o Carnaval com energia e saúde: orientações nutricionais para manter a disposição nos dias de folia

À medida que os ritmos contagiantes dos bloquinhos anunciam a chegada do Carnaval, a contagem regressiva para desfrutar dos dias de folia ganha intensidade. Para aproveitar ao máximo essa festa, é essencial garantir que o corpo esteja saudável e bem nutrido.  É nesse contexto que a nutricionista e assessora técnica do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Eva Lima, entra em cena, com orientações  para manter a disposição nos dias de folia através de uma alimentação equilibrada e acessível.

Em meio à agitação das festividades, Eva Lima,  destaca a importância de uma abordagem inteligente à alimentação e também alerta que uma dieta desequilibrada pode resultar em cansaço e fadiga, enquanto que uma alimentação rica em fibras oferece uma liberação gradual de energia e saciedade.

“ Uma dieta com baixa quantidade de carboidrato pode deixar você mais cansado, com sensação de fadiga e falta de energia. Mas cuidado, uma alimentação rica em carboidrato simples também não será o ideal pois facilmente esse carboidrato vai para o sangue e será utilizado pelas células. Então opte por uma alimentação com carboidratos complexos, ricos em fibras. E não esqueça da proteína: ovo, frango, peixe, carne são bem-vindos pois irão contribuir também com a imunidade”, destaca a especialista.

Em meio às altas temperaturas,  a nutricionista ressalta a relevância de se manter hidratado. Eva oferece um conselho simples, mas muitas vezes negligenciado: “Leve consigo uma garrafinha térmica para água.” Água de coco, sucos naturais e frutas com alto teor de água como melancia, melão, abacaxi e laranja, são alternativas refrescantes para manter  o corpo hidratado durante os dias de folia.

Quatro dicas nutricionais para curtir o Carnaval com saúde:

Consumo de Frutas Variadas: “Frutas de todas as cores, cada cor prevalece um nutriente”, recomenda a nutricionista.

Evitar Gorduras e Açúcares: “Fuja de alimentos ricos em gordura e açúcar, alimentos industrializados que fornecem muita caloria e poucos nutrientes”, aconselha.

Alimentos para ter sempre na bolsa: “Alimentos de fácil digestão e fácil transporte como castanha, amendoim, barra de fruta ou proteína, chocolate de boa composição, são ótimas opções” sugere.

Sinais de desidratação: “sede, sonolência, irritabilidade, dor de cabeça, sensação de fome e fraqueza”, alerta Eva Lima

Essas recomendações estratégicas, práticas e energéticas, são a resposta para quem deseja aproveitar ao máximo o Carnaval. Por fim, a nutricionista ressalta que é importante comer bem nos dias que antecedem o período carnavalesco e não deixar para  última hora. Uma alimentação consciente não apenas mantém a disposição elevada, mas também contribui para a saúde geral, permitindo que os foliões celebrem a festividade com energia e alegria.

6 COMMENTS

  1. Pretty section of content. I simply stumbled upon your site and in accession capital to say that I acquire in fact loved account your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing in your feeds or even I success you get admission to constantly rapidly.
    australian pokies payid

  2. Ваш надежный партнер Прием свинца в Алматы Наша компания предлагает высококачественные услуги по приему, сортировке и переработке металлических отходов. Мы гарантируем прозрачные условия сотрудничества, конкурентоспособные цены и оперативное обслуживание.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados