Após encantar o público em Fortaleza, Aquiraz e Paracuru, o 11º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) chega a Itapipoca. De 7 a 9 de novembro, o evento promete uma programação repleta de espetáculos e atividades formativas que celebram a diversidade, a alegria e a força das artes circenses. Toda a programação é gratuita!
Na sexta-feira (7), a partir das 19h, acontecerá na Casa de Teatro Dona Zefinha o espetáculo “Circo Metamorfose”, da Cia Epidemia de Bonecos (Fortaleza, CE). A montagem é uma homenagem poética aos irmãos de Itapipoca que deram origem ao grupo Dona Zefinha, ícone da cultura local e do teatro musical nordestino. Misturando bonecos, música e ilusionismo, o espetáculo celebra os sonhos e a criatividade da infância.
No sábado (8), a programação inicia às 9h, com a mesa “Circo Negro: Reflexões sobre as estéticas negras contemporâneas”, com Robsmarda Silva e Hammai de Assis Vieira (Circo Negro Experimental – PE), na Casa Perilo Teixeira. A ação faz parte do programa Luz no Picadeiro, eixo formativo do festival que é voltado à qualificação técnica e a reflexão sobre o papel do circo na contemporaneidade.
À noite, o público poderá conferir, a partir das 20h, diversas apresentações artísticas na Praça da Matriz. Entre as atrações estão “O Encontro da Tempestade e a Guerra” (Circo Experimental Negro – PE), que entrelaça acrobacias, dança afro-brasileira e teatralidade afrocêntrica para narrar as potências míticas dos orixás Yansã e Ogum e; “Circo da Trupe Graviola” (Trupe Graviola – COL), que reúne palhaçaria, acrobacias, malabares e a hipnotizante Roda Cyr, unindo circo tradicional e contemporâneo.
O festival realizará no domingo (9), na Praia da Baleia, a apresentação “Se Desconcierta el Concierto”, da dupla Latin Duo (Argentina/Peru). Com início às 19h30, o espetáculo consiste em um show de palhaçaria, manipulação e música ao vivo, que aposta na cumplicidade com o público. Sem usar palavras, a dupla improvisa entre surpresas e habilidades, despertando riso e reflexão. O grupo retorna a cidade para uma nova apresentação no dia 30 de novembro, na Praça dos 3 climas.
Esta apresentação faz parte do “FICC em Rede”, programa que visa fortalecer o intercâmbio cultural com a circulação de espetáculos internacionais, por meio de uma programação descentralizada, colaborativa e diversificada.
Em Aracati (Canoa Quebrada)
Após a passagem por Itapipoca, o festival encerra sua circulação da programação artística em Aracati, na Praia de Canoa Quebrada, nos dias 14 e 15 de novembro. As apresentações acontecem no Circo Escola Canoa Criança, com destaque para o espetáculo “Um Salto Quase Mortal” do Coletivo FusCirco (Fortaleza, CE), que mistura humor e ousadia na tradição do circo de rua, e a trupe internacional Circus Family on the Road (Espanha/Itália), uma família de artistas itinerantes que percorrem o mundo em um motorhome, levando números de circo, música e palhaçaria a diferentes países.
11ª Edição
Neste ano, o Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) reuniu cerca de 100 artistas em mais de 40 apresentações, celebrando toda a riqueza e diversidade das artes circenses. Do Brasil, as atrações circenses são de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas e do Ceará, das cidades de Aquiraz, Aracati, Camocim, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Paracuru e Quixeramobim. Além do Brasil, o festival recebe nos palcos e picadeiros atrações de mais seis países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha e Uruguai.
A circulação do FICC teve início em Fortaleza, com apresentações no Centro Cultural Belchior, ICES e Escola Pública de Circo da Vila das Artes. Em seguida, o festival levou sua magia para Aquiraz, ocupando a Praça da Cultura, e para Paracuru, onde o Anfiteatro da Praça do Farol recebeu dois dias de atrações internacionais.
Além dos espetáculos, o evento promove três importantes ações que reforçam seu compromisso com a arte circense: o FICC em Rede, o Programa de Formação Luz no Picadeiro e o Lona Aberta. Esses projetos contribuem para a democratização do acesso à cultura, a formação de público e a ampliação da presença das artes circenses em diferentes territórios.
QUEM FAZ
A 11ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará é uma realização da Iluminura Produtora Cultural. Conta com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio do 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados da Lei Aldir Blanc 2, e fomento da Fundação Nacional de Artes (Funarte) por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023, do Ministério da Cultura | Governo Federal.
O festival também conta com apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, através da Escola Pública de Circo da Vila das Artes e do Centro Cultural Belchior; da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria da Cultura e do Programa Circuito das Artes; da Prefeitura de Paracuru, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa; da Prefeitura de Itapipoca. Essas parcerias reforçam o papel estratégico do FICC como política pública de fomento à cultura, à diversidade artística e à descentralização territorial da produção cultural no estado.
SERVIÇO
11º Festival Internacional de Circo do Ceará – De 31 de outubro a 15 de novembro com programação em Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Aracati – Canoa Quebrada (14 e 15/11). Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com


https://t.me/officials_pokerdom/3163
https://t.me/s/BEeFCaSiNO_OfFiCiALS